Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .
Links Úteis
Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .

Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Tecidos, Qual tipo escolher ?
19/07/2012, 18:54 (Resposta editada pela última vez em: 19/07/2012 19:01 por fry.)
Resposta: #1
Tecidos, Qual tipo escolher ?
Olá pessoal

Tenho uma duvida quanto aos vários tecidos disponíveis no mercado brasileiro e acho que mais gente deve ter essa duvida:

Qual tecido escolher?
Hoje encontramos diversos tipos de náilon, lona, poliéster 1100, cordura, etc...
Vocês saberiam as características de cada um para que se possa avaliar o melhor tecido para cada uso? Um comparativo de vantagens x desvantagens e um de custo x beneficio seria bem legal também!

Abraços!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
19/07/2012, 19:01
Resposta: #2
RE: Tecidos, Qual tipo escolher ?
primeiro temos que saber do que estamos falando, tecido pra qual aplicação ?

A junção de iguais gera força e cooperação. A junção de antagônicos gera atraso e retrocesso.
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
19/07/2012, 19:08
Resposta: #3
Todas, praticamente. A idéia é focar nas propriedades/características dos tecidos, pra depois decidir se atende aos requisitos das aplicações.
19/07/2012, 19:20
Resposta: #4
depende pra que vc quer meu chegado... por exemplo pra trabalhar, a gente opta aqui por tecidos dry fit, que secam rápido e não esquentam tanto !
19/07/2012, 19:32
Resposta: #5
é cara, vai depender pra que se quer, eu sempre procuro tecidos baratos e duraveis, agora vou mandar fazer uams roupas em gabardine, que é um tecido que da para impermeabilizar, eu achei um gabardine que a composição é poliester e algodao, o mais comum de se encontrar é o 100% poliester, mas esse é amis fino, o de algodao é mais duravel e amis grosso, mas isso vai um pouco de gosto também , eu não gosto muito de tecidos sinteticos, mas eles secam bem mais rápido, eu só não acho o toque confortavel a pele.
19/07/2012, 19:35
Resposta: #6
Pessoal, que tecido é bom que não esquente e seja bem fresquinho e de preferencia seque rápido?
ou até mesmo possa ser impermeabilizado e ainda seje fresco?
Pergunto pq em meu trabalho preciso de uma roupa assim hueahea
por enqto usando só tectel mesmo.
19/07/2012, 20:05
Resposta: #7
aquelas fardas do EB aguentam muita coisa, não é muito quente e até que seca rápido.

Si vis pacem, para bellum
19/07/2012, 20:20
Resposta: #8
Então, como disse, a minha idéia e dar mais foco aos tecidos do que aos produtos finais pois assim poderíamos falar de vários tecidos e com o conhecimento deles poderíamos decidir por nós mesmos o que seria melhor para um determinado uso valorizando mais alguma característica em detrimento de outras. E minha intenção era mais para equipamentos e não tanto vestuário, como mochilas, abrigos, redes, etc.
Alguns exemplos de propriedades que acho interessante:

-> Resistência a ruptura
-> Resistência a abrasão
-> Resistência a passagem de água
-> Resistência a desbotamento
-> Trabalhabilidade (manutenção, tipo de costura, possibilidade de reparo)
-> Isolamento térmico
-> Tempo de secagem

Abs
20/07/2012, 08:30
Resposta: #9
Cada tecido tem sua funcionabilidade, para abrigo lona plastica ou nylon ipermeavel e nao tem outro , bandana existe uma variedade de tecidos .
O negocio na minha opiniao e comprar o equipamento correto de uma loja especializada se vc quer um material de primeira.
20/07/2012, 16:03
Resposta: #10
Francesco é pertinente a sua pergunta, a escolha do tecido correto pode fazer a diferença, pois imagina você indo para uma area sujeita a queimadas com um tecido sintético, vai entrar numa fria(ou quente mto quente)kkk, mas esse assunto é muito abrangente, acho que deveria separar por funções, por exemplo, tecidos para roupas no inverno, no verão, que chovem muito, etc e etc, isso sem falar das outras coisas, isolantes térmicos, barracas, lonas. Tentando responder ao tópico, eu utilizo em matas mais fechadas, calça jeans, camisa de brinho ( tecido usado em uniformes), roupa antichama ATPV 4,7 cal/cm²(velha do meu trabalho não sei o nome do tecido, é parecido com o jeans só q mais leve e arejado e tem grande resistência tanto a ruptura e não pega fogo). Em lugares mais abertos uso o tac tel e algodão por ser mais leve.
Abaixo um tecido muito forte que pretendo fazer alguma bolsa, ou algo do tipo, jogam fora onde meu pai trabalha e ele consegue comprar bem barato, parece jeans, só que é muito mais forte, tem uns 2 mm de espessura e é quase impermeável pela confecção do tecido, com akeles spray impermebealizadores de sofá com certeza não passa água.
[Imagem: IMG_20120614_204851_0.jpg]

"Não é lamentável que só possamos obter a paz preparando-nos para a guerra?"
(John F. Kennedy)
08/08/2012, 15:35
Resposta: #11
por que não começar então com o tecido ideal para se fazer uma mochila, instigado pelo post do Fry sobre a mochila do mestre Dava Canterbury....

http://www.bushcraftbr.com.br/forum/show...ht=mochila

acho que é de grande valia ter uma mochila nos moldes desta e adaptada para o que cada um necessita em seu local de acampamento....

EU pretendo fazer a minha, mas antes vou pesquisar um tecido adequado...
08/08/2012, 16:34
Resposta: #12
Francesco,

Para o quê está pensando deves procurar por tecidos profissionais, pesquise tb normas de segurança para equipamentos de proteção individual (epi).
Não existe um tecido que é bom para tudo, então vc precisa definir em qual cenário vai usar seu equipamento. Tecido impermeável esquenta, aqueles que tem o rótulo de resistentes à água são respiráveis e menos quentes.
Dê preferência para tecidos leves, pq ocupam menos espaço e vc transportar menos peso.
Eu indicaria o seguinte: Ambiente de Mata Atlântica (úmido, mata fechada, muito insetos, variação grande de temperatura, com muitos aclives e declives), mas que vc não vai precisar transpor rios ou cachoeiras
Mochila de ataque até 25L: Corpo de rip stop 100% poliéster (leve, secagem rápida, qualquer rasgo não se alastra) fundo de Cordura (material super resistente à abrasão) ou lona e fechos impermeáveis. Uma capa para chuvas à parte.
Abrigo - poliamida o mesmo tecido do poncho militar
Rede - tb de poliamida, é mais confortável que o poliéster,

"Primeiro o mais importante."
18/10/2012, 06:41
Resposta: #13
Eu to vendo uns tecidos - só não sei nomes - vou levar minha mochila na loja para comprar o tecido que passe na máquina de costura. Tenho disponível - uma overloque, uma galoneira, duas retas, uma abotoadeira - que sobraram da oficina de costura e ficaram para minha avó. Na parte interna vou colocar um forro impermeável e vedar as costuras com impermeabilizantes - tanto pra mochila quanto para o embornal. Eu fiz o desenho das duas, pensando nas utilidades e facilidades de acesso, bem como sistema mole, etc - como meu porte físico é precário - não posso carregar muito peso - ócio...... anos e anos de ócio e vagabundagem e ainda por cima fumante. Carrego sem muitos problemas uns 15 quilos, mas prefiro ficar com menos por questão de conforto.

Compenso o porte físico com outros fatores...

Quem falou em gambiarra? Isso aqui é engenharia alternativa.
18/10/2012, 21:42 (Resposta editada pela última vez em: 19/10/2012 15:56 por Toscano.)
Resposta: #14
Sei lá se é isso que você quer, mas vou tentar falar um pouco diferente dos demais colegas. Vaos lá:

TECIDOS (os que eu conheço):
a) Nylon: tecido leve, geralmente impermeável e por isso útil também para capas de chuva e similares. Desvantagem: dependendo da espessura, rasga mais fácil que a lona ou a cordura, por exemplo.
b) Lona: tecido resistente, mais pesado e também mais caro que o nylon. As melhores e mais caras mochilas para bushcraft são em lona.
c) Cordura: tecido de alta resistência, relativamente leve e com preço intermediário entre o nylon e a lona.
d) Rip Stop: tecido/trama leve, de alta resistência, preço médio para alto (se comparado aos anteriores) e que tem como uma das principais vantagens: secar rápido, e tendo como principal desvantagem: não ser fácil de impermeabilizar e por isso é mais difícil de ser usado em manobras de transposição de cursos d'água.
e) Brim: tecido com peso similar ao da lona, resistente, com custo médio a barato, tendo como principal vantagem: permite ser usado em manobras de transposição de cursos d'água sem a necessidade de impermeabilização.

USOS (os mais comuns -> deve-se considerar que existem exceções):
Para MOCHILAS, BOLSAS e BORNAIS: a; b; c; d; e;
Para FARDAMENTOS: d; e;
Para PORTA-TRECOS: b; c;
Para CAPAS e COBERTURAS: a;

OBS.: as letras na frente dos nomes em maiúsculo referem-se às letras dos tecidos.

Espero ter ajudado um pouco mais.

Sds
Toscano VIX
"porque Deus amou o mundo, de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a vida eterna" (João 3:16)
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Toscano
18/10/2012, 22:15
Resposta: #15
ajudou sim. Eu estou na dúvida ainda entre nyllon, cordura e rip stop - vou explicar porque - eu não quero costurar na mão. Simples. Na máquina fica tudo prático. Eu vou ver quais deles podem ir na máquina comum - porque máquina para couro - no caso da lona já tá descartado.

18/10/2012, 22:36
Resposta: #16
(18/10/2012 22:15)Rene Escreveu:  ajudou sim. Eu estou na dúvida ainda entre nyllon, cordura e rip stop - vou explicar porque - eu não quero costurar na mão. Simples. Na máquina fica tudo prático. Eu vou ver quais deles podem ir na máquina comum - porque máquina para couro - no caso da lona já tá descartado.

Nylon e Rip Stop você vai costurar facilmente na máquina comum, já a cordura talvez fosse melhor uma máquina industrial... na verdade você até consegue costurar, mas a tendência é que a máquina se desregule. Digo isso porque já passamos por isso aqui em casa, e olhe que o material costurado foi aquele plástico de black out, que é bem menos complicado que a cordura.

Sds
Toscano VIX
"porque Deus amou o mundo, de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a vida eterna" (João 3:16)
18/10/2012, 23:22
Resposta: #17
sim, por isso - a dúvida. Provavelmente o Rip Stop seja o mais indicado. Vamos ver o preço do metro - vou fazer os bornais - vou comprar o tecido e mandar pro rj no começo do mês... Se ficar bom, dai eu posto o designer.

19/10/2012, 08:49
Resposta: #18
Rip stop não é tecido, mas a forma da trama. A gandola usa o rip stop 67% poliester e 33% algodão. Esse tecido vc pode facilmente costurar na maquina, mas é um tecido especifico, difícil de achar, seu metro fica em torno de 20,00.Para mochila dá p usar uma q seja 100% poliester, mas aí, há várias qualidades de tecido.
O brinho, aqui no Rio, nós chamamos de brim é o mesmo tecido do jeans, é algodão, mas pode vir mesclado com outros tecidos ou ter uma trama mais pesada ou leve.

19/10/2012, 09:29
Resposta: #19
to vendo que vai sair caro confeccionar a parada - mas, fazer o que, não tem do jeito que eu quero.

19/10/2012, 15:58
Resposta: #20
(19/10/2012 08:49)TheXX32 Escreveu:  Rip stop não é tecido, mas a forma da trama. A gandola usa o rip stop 67% poliester e 33% algodão. Esse tecido vc pode facilmente costurar na maquina, mas é um tecido especifico, difícil de achar, seu metro fica em torno de 20,00.Para mochila dá p usar uma q seja 100% poliester, mas aí, há várias qualidades de tecido.
O brinho, aqui no Rio, nós chamamos de brim é o mesmo tecido do jeans, é algodão, mas pode vir mesclado com outros tecidos ou ter uma trama mais pesada ou leve.

Obrigado por acrescentar essas informações, TheXX32, foram bastante úteis e sem dúvida enriqueceram o tópico. Alegre

Sds
Toscano VIX
19/10/2012, 16:07
Resposta: #21
Ótimo tópico, tempos atrás eu tinha essa dúvida quanto a diferença entre os tecidos e tive que garimpar na net as informações.
Agora com esse tópico reuniu bastante informação e ainda um ótimo resumo do Toscano...

valeu.

20/10/2012, 16:01
Resposta: #22
Valeu, Toscano. Mas, eu tive as mesmas dúvidas do pessoal.
Para especificações técnicas tem o site da cedro e da santanense que produzem o tecido Rip Stop profissional.

24/03/2013, 12:28
Resposta: #23
O poliéster é o mesmo que costura?
24/03/2013, 12:40
Resposta: #24
(19/07/2012 19:35)Rafael Funai-AM Escreveu:  Pessoal, que tecido é bom que não esquente e seja bem fresquinho e de preferencia seque rápido?
ou até mesmo possa ser impermeabilizado e ainda seje fresco?
Pergunto pq em meu trabalho preciso de uma roupa assim hueahea
por enqto usando só tectel mesmo.

Comprei uma farda no ebairsoft e é EXCELENTE. (50 obamas frete grátis)

Comprei também uma farda vendida no ML de ripstop de CEDRO e não recomendo pra ninguém. Tecido duro, desconfortável. Seca rápido mas o desconforto nao vale a pena. É vendida em vários padrões de camuflagem, mas eu nao recomendo. Tentei lavar com amaciaste e nada, a baixa é dura de ruim.

A chinesa veio com as costuras legais e tem um tecido muito maleável e é ripstop (pára rasgo).

As do EB são muito boas também, resistentes e secam rápido.
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Cantil ! Qual devo comprar ? Colognese 187 11.631 17/03/2014 15:58
Última Resposta: Carcará do Cerrado
  Qual é o melhor combustivel para fogareiro ? ale 43 2.204 24/02/2014 18:07
Última Resposta: Eder Johns Lemos
  Monóculo para acampamento. Qual comprar? Clistenes 7 760 10/03/2013 23:05
Última Resposta: Hunter1
  Qual é a marca de Paracord 550 original? claudiojr 4 448 19/10/2012 00:02
Última Resposta: kruz
  Qual a melhor opção de mochila 70L cargueira? Rafael Funai-AM 28 1.916 24/09/2012 19:33
Última Resposta: ESCASTRO

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes
Expand chat