Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .
Links Úteis
Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .

Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 2 Votos - 4.5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Reparo de Vareta de barraca
31/03/2012, 18:37 (Resposta editada pela última vez em: 01/04/2012 04:36 por fry.)
Resposta: #1
Reparo de Vareta de barraca
Pessoal no meu ultimo camping acabei quebrando a vareta da minha barraca, e quando cheguei em casa tentei consertar usando 'durepoxi' ficou bom, mas quando encaichei uma na outra denovo e forcei pra testar não precisou nem d força e quebrou denovo, a metade de um 'gomo' da vareta de fibra ja quebrou, alguem tem alguma dica de como eu posso consertar? ou conhece outro material q eu possa usar no lugar dessa vareta? ja pensei em usar 'vergalhau' de construção, aqueles ferros q ficam no meio do cimento, mais não sei se funciona, se alguem souber alguma tecnica q me ajude ai agradeço! valew!

Low tech man in a high tech world
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
31/03/2012, 18:43
Resposta: #2
RE: Reparo de equipamentos
Velho, vou mover pro fórum equipamentos e ferramentas, sobre concertar... acho que o melhor é comprar outra vareta mesmo, aqui nas lojas de camping vende separada de acordo com o tamanho da barraca, se tivesse que fazer isso no mato só como medida de urgência creio que uma vara de bambu verde daria pra sustentar a estrutura da barraca por um tempo, só testando pra saber, mas pra concertar essas fibras ai não conheço nada, vamos ver se o pessoal conhece alguma coisa, vlw.

A junção de iguais gera força e cooperação. A junção de antagônicos gera atraso e retrocesso.
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
31/03/2012, 18:48
Resposta: #3
Vou procurar por aqui Fry, dependendo se não forçar demais o bambu deve servir mesmo, mas ele não pode quebrar, senão faz igual minha vareta, ela foi rachando dai era só armar e quebrava denovo, tem q cortar com cuidado para ela não rachar e ficar fraca, se estiver inteiriço eu acho que deve aguentar sim! valew a dica amigo!!!

31/03/2012, 20:11 (Resposta editada pela última vez em: 31/03/2012 20:12 por Dambrós.)
Resposta: #4
(31/03/2012 18:48)Marcos Bontempo Escreveu:  Vou procurar por aqui Fry, dependendo se não forçar demais o bambu deve servir mesmo, mas ele não pode quebrar, senão faz igual minha vareta, ela foi rachando dai era só armar e quebrava denovo, tem q cortar com cuidado para ela não rachar e ficar fraca, se estiver inteiriço eu acho que deve aguentar sim! valew a dica amigo!!!

Olha Minerim, não quero de desanimar não viu, mas é difícil consertar. Onde ela quebrou? No meio ou bem na ponta? Aq em uma loja de artigos de pesca e camping, é 53 dilmas um conjunto de varetas, mas uma barraca capri 2/3 é 80 dilmas, então não vale a pena comprar vareta. Eu tenho barraca a quase 1 ano, a minha quebrou em um acampamento uma dessas varetas, qdo estava ainda montando, pra não ficar sem barraca, pois não tinha levado mais lona além do sobre teto ou rede, fiz um tripé grande e coloquei em cima da barraca e amarrei a barraca no tripé como se fosse as varetas, ficou meio mole, mas bem eficiente. Consertei a minha q quebrou perto da ponta onde elas se encaixam, cortando o pedaço quebrado e colando o metal de volta na vareta mais curta, ficou muito bom.

" Corrija um SÁBIO e o fará mais sábio. Corrija um tolo e o fará teu INIMIGO!"
31/03/2012, 21:02
Resposta: #5
Intão Dambrós, minha barraca é para 4 pessoas, usei ela somente umas 5 vezes e ja quebrou, quebrou na ponta tbm, e aqui na minha região não acha dessas varetas para comprar não... pela net o preço delas mais o frete da uma barraca nova... então quero mesmo e consertar, que tipo de metal vc usou? a minha vareta que quebrou ainda tem mais da metade inteira sem ter trincado, ela deve ter quebrado somente uns 10 ou 15 cm na ponta... porem foi a vareta do meio (montada a que fica mais alta) e força demais, ja pensei em trocar ela com a que fica embaixo na ponta (a que fica no pé da barraca) mais mesmo assim ficaria pequena, me conta ai que material mesmo vc usou para repar q de brincar dá certo aqui! valew companheiro!

31/03/2012, 21:23
Resposta: #6
(31/03/2012 21:02)Marcos Bontempo Escreveu:  Intão Dambrós, minha barraca é para 4 pessoas, usei ela somente umas 5 vezes e ja quebrou, quebrou na ponta tbm, e aqui na minha região não acha dessas varetas para comprar não... pela net o preço delas mais o frete da uma barraca nova... então quero mesmo e consertar, que tipo de metal vc usou? a minha vareta que quebrou ainda tem mais da metade inteira sem ter trincado, ela deve ter quebrado somente uns 10 ou 15 cm na ponta... porem foi a vareta do meio (montada a que fica mais alta) e força demais, ja pensei em trocar ela com a que fica embaixo na ponta (a que fica no pé da barraca) mais mesmo assim ficaria pequena, me conta ai que material mesmo vc usou para repar q de brincar dá certo aqui! valew companheiro!

Minerin, desmonta ela toda, tem um elástico dentro, pega essa que quebrou e poe para trás da barraca, no final dela, onde não exige muita força, retire esse pequeno pedaço q brebrou fora, a minha tbém foi a do meio q quebrou, enrole com silvertape ou isolante mesmo. O ferro q digo, é onde elas se encaixam uma na outra, eu colei na que quebrou o ferrinho q prende na barraca e o outro ferrinho q imenda na outra vareta. Não sei se conseguiu entender, se ainda tiver dúvida, pergunte aí irmão. A barraca fica um pouco mole, não fica com a lona dela totalmente esticada, mas eficiente ainda. Vlw.

31/03/2012, 21:29
Resposta: #7
Entendi agora dambrós! e isso mesmo que vou fazer, jaja te conto se deu certo! valew!

01/04/2012, 03:14
Resposta: #8
Depois que encurtar a vareta , nao esqueça na hora de montar de deixar a vareta menor por baixo onde elas se cruzam no teto da barraca. Se não fizer isto a vareta grande vai empurrar para cima e desencaixar os pedaços daquela que vc encurtou.
Já to usando a minha assim a um tempo também, e não tem problema não.
Valeu!

Red
01/04/2012, 03:31
Resposta: #9
Valew Red, ela ficou quase 20 cm mais curta que a outra, vou tentar encontrar uma solução para inteirar a parte quebrada, mas ja tirei a parte que trincou e encaichei denovo, ta de boa agora só tem a desvantagem de uma ter ficado mais curta mesmo... mais vai dar p usar! Valew a dica ai parceiro! abração!

01/04/2012, 08:40
Resposta: #10
(01/04/2012 03:14)Red Escreveu:  Depois que encurtar a vareta , nao esqueça na hora de montar de deixar a vareta menor por baixo onde elas se cruzam no teto da barraca. Se não fizer isto a vareta grande vai empurrar para cima e desencaixar os pedaços daquela que vc encurtou.
Já to usando a minha assim a um tempo também, e não tem problema não.
Valeu!

Exato, muito bem lembrado Red, aprendi isso na prática com a minha. Vlw.

01/04/2012, 17:14
Resposta: #11
E aí Marcos, blz!! Mano eu acho que a ideia de comprar outra seja a mais indicada mesmo, numa questão de ter quebrado no mato o cara até improvisa algo, mas para garantia de acampamentos futuros sem dor de cabeça compra duas e deixa uma de reserva se achar elas muito frágeis e baratas.

Um abraço,

Não busco a Natureza para fugir da Vida... Busco a Natureza para a Vida não fugir de mim!
01/04/2012, 17:25
Resposta: #12
(01/04/2012 17:14)Don Colleoni Escreveu:  E aí Marcos, blz!! Mano eu acho que a ideia de comprar outra seja a mais indicada mesmo, numa questão de ter quebrado no mato o cara até improvisa algo, mas para garantia de acampamentos futuros sem dor de cabeça compra duas e deixa uma de reserva se achar elas muito frágeis e baratas.

Um abraço,

Esse é o problema Don, o preço, se eu comprar um jogo de varetas novo pela net (que tem que ser pela net pois no meu buraco não se acha nada!) o preço delas junto com o frete e quase o preço que eu paguei na minha barraca, daí é melhor comprar outra barraca e ter uma de reserva... Fiz aqui di jeito que o Dambrós disse e funcionou, vou procurar com os conhecidos aqui se nenhum não tem uma barraca velha quebrada e encostada por ai que possa me dar uma vareta, minha cunhada ja me disse que talvez a sogra dela tem uma, ficou de ver p mim, se eu conseguir reparar sem gastar nada é melhor q gasto o dinheiro com outros materiais que ainda não tenho, Valew a força Don, Abração!

01/04/2012, 17:35
Resposta: #13
RE: Reparo de Vareta de barraca
Minerim, vc tem como medir ela? Comprimento total de cada vareta normal, espessura dela diâmetro interno. Vlw.

01/04/2012, 17:40
Resposta: #14
Dambrós tem 60 cm, de comprimento e 2,5cm de diametro...

01/04/2012, 17:43
Resposta: #15
(01/04/2012 17:25)Marcos Bontempo Escreveu:  Esse é o problema Don, o preço, se eu comprar um jogo de varetas novo pela net (que tem que ser pela net pois no meu buraco não se acha nada!) o preço delas junto com o frete e quase o preço que eu paguei na minha barraca, daí é melhor comprar outra barraca e ter uma de reserva... Fiz aqui di jeito que o Dambrós disse e funcionou, vou procurar com os conhecidos aqui se nenhum não tem uma barraca velha quebrada e encostada por ai que possa me dar uma vareta, minha cunhada ja me disse que talvez a sogra dela tem uma, ficou de ver p mim, se eu conseguir reparar sem gastar nada é melhor q gasto o dinheiro com outros materiais que ainda não tenho, Valew a força Don, Abração!

Capaz mano, tamo aí para se ajudar, tomara que consiga achar e resolver o problema.

Abraço.

Não busco a Natureza para fugir da Vida... Busco a Natureza para a Vida não fugir de mim!
01/04/2012, 18:14
Resposta: #16
(01/04/2012 17:40)Marcos Bontempo Escreveu:  Dambrós tem 60 cm, de comprimento e 2,5cm de diametro...

Tenho umas varetas sobrando por aq em algum lugar, fui procurar e não encontrei, vou fazer uma busca mais intensa. hehehe De largura em mm, sabe me dizer qto tem? Vlw.

01/04/2012, 18:18
Resposta: #17
(01/04/2012 18:14)Dambrós Escreveu:  
(01/04/2012 17:40)Marcos Bontempo Escreveu:  Dambrós tem 60 cm, de comprimento e 2,5cm de diametro...

Tenho umas varetas sobrando por aq em algum lugar, fui procurar e não encontrei, vou fazer uma busca mais intensa. hehehe De largura em mm, sabe me dizer qto tem? Vlw.

8 mm de largura e 25 mm de diametro!

01/04/2012, 18:28
Resposta: #18
(01/04/2012 18:18)Marcos Bontempo Escreveu:  
(01/04/2012 18:14)Dambrós Escreveu:  

8 mm de largura e 25 mm de diametro!

Encontrei umas aq com 8mm de largura, comp de 52cm, mas tem os caninhos de ferro q unem elas, de repente da pra pegar dois cortar e fazer uma emenda. Coisas de quem sabe improvisar.

01/04/2012, 18:46
Resposta: #19
as minhas aqui sem o caninho de ferro dão 57 cm a que quebrou ficou com 43 cm dando uma diferença de 14 cm a menos em uma vareta... uma de 52 cm mais o caninho da ponta que tem uns 3, acho que ficaria bom sem precisar fazer imenda... uma diferença de 5 cm de uma vareta pra outra acho q seria imperseptivel!

01/04/2012, 18:51
Resposta: #20
(01/04/2012 18:46)Marcos Bontempo Escreveu:  as minhas aqui sem o caninho de ferro dão 57 cm a que quebrou ficou com 43 cm dando uma diferença de 14 cm a menos em uma vareta... uma de 52 cm mais o caninho da ponta que tem uns 3, acho que ficaria bom sem precisar fazer imenda... uma diferença de 5 cm de uma vareta pra outra acho q seria imperseptivel!

Concordo com vc Minerim, acho q 5cm não vão fazer tanta falta. Tenho 4 nessas medidas e posso arrumar mais uma essa semana. Me mande teu cep via MP, que vou fazer uns cálculos aq e ver se fica viável. Vlw.

03/04/2012, 03:01
Resposta: #21
Aí pessoal, esse forum esta d+ mesmo tem 3 dias que pedi opinião aqui do pessoal, de como reparar a vareta e graças ao nosso amigo Dambrós que tinha uma sobrando em casa a peça que eu preciso ja esta a caminho, só tenho a agradeçer, confesso q nunca vi nenhum site ou forum igul a esse em que o pessoal faz de tudo para ajudar uns aos outros, seja enviando material ou tirando duvidas, esta todo mundo de parabéns! aproveitando e pegando carona o serrotinho que não encontrava em minha cidade ja esta vindo junto tbm! hehehehe bem q podia chegar nesse feriado, ia tranquilo pro mato estreiar td! heheh Obrigado Dambrós! obrigado galera!

03/04/2012, 14:59
Resposta: #22
(03/04/2012 03:01)Marcos Bontempo Escreveu:  Aí pessoal, esse forum esta d+ mesmo tem 3 dias que pedi opinião aqui do pessoal, de como reparar a vareta e graças ao nosso amigo Dambrós que tinha uma sobrando em casa a peça que eu preciso ja esta a caminho, só tenho a agradeçer, confesso q nunca vi nenhum site ou forum igul a esse em que o pessoal faz de tudo para ajudar uns aos outros, seja enviando material ou tirando duvidas, esta todo mundo de parabéns! aproveitando e pegando carona o serrotinho que não encontrava em minha cidade ja esta vindo junto tbm! hehehehe bem q podia chegar nesse feriado, ia tranquilo pro mato estreiar td! heheh Obrigado Dambrós! obrigado galera!

hehehehe
É isso aí Minerim, uma mão lava a outra e as duas juntas lavam o rosto. Tbém gosto dessa união da galera por aq. Agora segura a ansiedade aí irmão. hehehe Vai ficar igual pia esperando o coelhinho chegar pra trazer os ovinhos de chocolate e esconder pra achar depois, não ve a hora. Vlw Minerim.

03/04/2012, 17:16
Resposta: #23
O ideal era usar resina e fibra, mas pelo trabalho que dá compensa mais compra...
No caso do vergalhão eu não sei se ficaria bom, pq nunca testei....

“O MEDO E A CORAGEM SÃO AS DUAS FACES DA MESMA MOEDA... TENHO CORAGEM PORQUE PRECISO ENFRENTAR O MEDO.”
03/04/2012, 19:19
Resposta: #24
(03/04/2012 14:59)Dambrós Escreveu:  
(03/04/2012 03:01)Marcos Bontempo Escreveu:  Aí pessoal, esse forum esta d+ mesmo tem 3 dias que pedi opinião aqui do pessoal, de como reparar a vareta e graças ao nosso amigo Dambrós que tinha uma sobrando em casa a peça que eu preciso ja esta a caminho, só tenho a agradeçer, confesso q nunca vi nenhum site ou forum igul a esse em que o pessoal faz de tudo para ajudar uns aos outros, seja enviando material ou tirando duvidas, esta todo mundo de parabéns! aproveitando e pegando carona o serrotinho que não encontrava em minha cidade ja esta vindo junto tbm! hehehehe bem q podia chegar nesse feriado, ia tranquilo pro mato estreiar td! heheh Obrigado Dambrós! obrigado galera!

hehehehe
É isso aí Minerim, uma mão lava a outra e as duas juntas lavam o rosto. Tbém gosto dessa união da galera por aq. Agora segura a ansiedade aí irmão. hehehe Vai ficar igual pia esperando o coelhinho chegar pra trazer os ovinhos de chocolate e esconder pra achar depois, não ve a hora. Vlw Minerim.

Parabéns Dambrós pela atitude, fiquei feliz tbm por vc Marcão, abraços aos dois.

03/04/2012, 19:23
Resposta: #25
Valew Don, Esse site ta ajudando a gente mais do que imaginamos! fora as ideias e dicas e trocas de materiais, o que mais gosto daqui e a amizade que a gente ja esta tendo umns com os outros, parece que vcs ja são da familia mesmo, "A Familia Bushcraft" hehehehe

03/04/2012, 19:32
Resposta: #26
(03/04/2012 19:19)Don Colleoni Escreveu:  Parabéns Dambrós pela atitude, fiquei feliz tbm por vc Marcão, abraços aos dois.

Vlw Don.
Minerim, isso aq realmente já é uma família mesmo, quase todos já considero como grandes novos amigos, não é a distância q nos impedirá de sermos unidos. Vlw.

03/04/2012, 22:12
Resposta: #27
Parabéns mesmo!!! tbm já acompanhei muitos fóruns e uma atitude dessas é a primiera que vejo, é isso ai aos poucos vamos virando uma familia!!! rs..
Abraços
26/06/2012, 18:56
Resposta: #28
Boa noite mateiros! Este foi o tópico responsável pelo meu registro no site. Estava inventando uma cobertura extra para uma barraca pequena que ganhei que só tem o quarto em uma camada de tecido e provavelmente não aguentaria uma chuva, daí coloquei no google: varetas para barracas... acabei sendo guiado pra cá. Além de me identificar com os assuntos abordados, gostei de ver o espírito de cordialidade entre todos.
Aqui na Decathlon (Campinas-SP) achei o par de varetas por pouco menos de R$15,00. Deve medir aprox. 60cm cada. Por sorte acabei achando pronto também o que estava inventando, mas já dei meu toque pessoal para facilitar o transporte e deixar mais leve a traia.
Se precisarem de informações mais detalhadas posso conferir e postar.
Abraços.

Rodrigo França
27/06/2012, 00:22 (Resposta editada pela última vez em: 27/06/2012 00:24 por Hélio Junior.)
Resposta: #29
Pessoal, tenho uma dica para este tópico.

- Para evitar que a varetas quebrem é só passar vaselina de vez em quando!

Quem me passou essa informação foi um senhor que trabalha com consertos de barracas a 40 anos.

Abraços!
27/06/2012, 01:17
Resposta: #30
(27/06/2012 00:22)Hélio Junior Escreveu:  Pessoal, tenho uma dica para este tópico.

- Para evitar que a varetas quebrem é só passar vaselina de vez em quando!

Quem me passou essa informação foi um senhor que trabalha com consertos de barracas a 40 anos.

Abraços!

Boa dica amigo, vou tentar com certeza. Já tive muitos problemas com varetas rachadas.
Valeu!

Red
27/06/2012, 18:12
Resposta: #31
E ai Marcos blz, então mesmo que deu certo ai a vareta com o Dambrós, vai uma dica pode ser valida pra alguem, tem uma flechas de arco e flecha que são de fibra, dependendo do tamanho da para comprar uma e improvisar, uma flecha grande boa de fibra vc vai pagar uns 40 $ mirréis com o frete, pode dar certo. abraço

``Sou igual a um puro sangue que não deita no arreio,
prefiro morrer de pé, do que viver de joelho ´´
( Tião Carreiro e Pardinho- Boiadeiro de Palavra )
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
28/06/2012, 11:40
Resposta: #32
Se fosse para emendar (teria que ter espaço nos dois pedaços de vereta) recomendo um tubo de alumínio que fique justo e encher com cola epoxi.

Mas com certeza conseguiu a melhor solução (substituir).

Vou passar vaselina nas varetas da minha barraca.

[img]http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Bermdez1.jpg[/img] Alejandro
14/07/2012, 22:28 (Resposta editada pela última vez em: 14/07/2012 22:29 por maceió.)
Resposta: #33
Eu estava em um acampamento quando um homem pediu para tirar fotos da barraca,eu deixei mas não sabia que os meninos que estavam com ele ião pular em cima da barraca resultado a vareta rachou.Em casa eu emendei com super bo.... e coloquei um cano por cima esse cano eu encontrei preso na boia da privada,serviu muito bem.

aqui esta a peça da boia de onde serrei o cano,um abraço.[Imagem: 14mxp1i.jpg]

Verdadeiramente só o Senhor é Deus e Jesus Cristo é o Senhor.
21/11/2013, 21:17
Resposta: #34
garalmente em ferro felho tem cano finos de ferro se voce pegar um que bate mais com o diametro da sua vareta encaixe e prencha com cola epoxi ou a que voce preferir eu fis mas com tubo de baner de salao de belesa
essas sao dificeis de achar
21/11/2013, 21:38 (Resposta editada pela última vez em: 21/11/2013 21:52 por amayumi.)
Resposta: #35
Prezado,

Achei uma barraca no lixo, então, quando uma vareta das minhas quebra, troco por outra do jogo sobressalente.

No seu caso, o conserto vai depender da forma como quebrou.

Se as fibras se soltaram no sentido longitudinal, de forma estriada, algumas voltas de silvertape resolvem com sobra.

Se houve uma secção transversal, a coisa complica um cadinho.

Neste caso, boas opções são:

1) para um conserto sem o uso de luva: vá a uma oficina de parachoques, pranchas de surfe etc. e peça a gentileza de um reparo com aplique de fibra de vidro. Pode custar poucos reais ou nada.

2) para um conserto com o uso de luva: localize um tubo resistente, em que a vareta entre de modo mais ou menos justo. Tubo de antena de tv pode servir ou não, vai depender das características do problema.
Vá a uma marmoraria ou chaparia e peça a gentileza de besuntarem a vareta e o interior do tubo com massa plástica. Insira a vareta e aguarde secar (lembre de limpar tudo antes com um solvente. Dos caseiros, álcool serve. Acetona de unhas costuma ter óleo e vai piorar tudo.)

Lembrando que se a vareta for oca e vc quiser manter essa condição, vai precisar deixar algo em seu interior, como um canudinho, besuntado em um agente desmoldante.

Para massa plástica, graxa para selaria resolve bem. Presumo que outras ceras domésticas também resolvam.

abs

Velho, chato e feio.
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Barraca de emergencia olavo vinicius 18 746 25/06/2014 21:45
Última Resposta: olavo vinicius
  Barraca Iglu Luna filipe159 18 769 22/12/2013 13:40
Última Resposta: filipe159
Dúvida Pedido de sugestão - Barraca 2 a 3 pessoas bespo 19 917 07/02/2013 17:44