Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .
Links Úteis
Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .

Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 2 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Itens para acampamento de três dias
14/02/2014, 10:43
Resposta: #1
Vídeo Itens para acampamento de três dias
Salve irmãos.

Criei esse tópico para publicar um review dos itens para acampamento de três dias que montei baseado em posts aqui do Fórum, no Youtube e em conversas como amigos também aqui do Fórum.

A intenção de criar esse post é a de que os irmãos com mais experiência opinem fazendo sugestões e críticas sobre os itens. Todas serão muito bem vindas pois esse será o primeiro acampamento onde irei levar material.

Já fiz alguns acampamentos mas sempre de um dia apenas e com estrutura para comprar alimentos e etc.

No vídeo, esqueci de por alguns itens tais como os de higiene, mas já estão separados também.

Aos irmãos do Fórum que fizerem posts me ajudando, fica desde já o meu agradecimento.

Rodrigo Freitas
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 13 Membros Gostaram da Resposta do Rodrigo Freitas
14/02/2014, 11:58
Resposta: #2
RE: Itens para acampamento de três dias
Rodrigo equipamento de primeira parabéns!
Sugestão, fação ou machadinha, a faca da conta de processar a madeira mas vai dar mais trabalho.
Alem do bacon leve alguma proteína tipo salsicha em lata, linguiça defumada, salame, feijoada em lata.
Cuidado com o sódio, miojo é rico em sódio e isso vai te dar muita sede.
Pilhas extras.
Lanterna de cabeça, isso ajuda muito a noite.
Cubra a barraca com esse plastico extra as barracas de hoje não aguenta muita chuva
Já que vai sozinho não esqueça de avisar onde e quando volta.
Um abraço e bom acampamento!

Não sabendo que era impossível foi e fez.
Londrina-PR
[+] 6 Membros Gostaram da Resposta do Ailton Gomes
14/02/2014, 13:05
Resposta: #3
(14/02/2014 11:58)Ailton Gomes Escreveu:  Rodrigo equipamento de primeira parabéns!
Sugestão, fação ou machadinha, a faca da conta de processar a madeira mas vai dar mais trabalho.
Alem do bacon leve alguma proteína tipo salsicha em lata, linguiça defumada, salame, feijoada em lata.
Cuidado com o sódio, miojo é rico em sódio e isso vai te dar muita sede.
Pilhas extras.
Lanterna de cabeça, isso ajuda muito a noite.
Cubra a barraca com esse plastico extra as barracas de hoje não aguenta muita chuva
Já que vai sozinho não esqueça de avisar onde e quando volta.
Um abraço e bom acampamento!

Muito obrigado Ailton!

Eu tenho um facão mas esqueci de pôr ele na hora do vídeo... rs. Obrigado pela dica da proteína, vou incluir o salame na lista! Obrigado também sobre o miojo. Não pretendo utilizar o tempero que vem com ele uma vez que os caldos que estou levando são temperados. Vou ver se faço um curso relâmpago de como cozinhar macarrão com minha esposa... rs. Se der certo levo o macarrão ao invés do miojo. No kit de sobrevivência têm uma lanterna com pilhas extras já. Eu esqueci de mencioná-la também... rs. A barraca em questão é uma Esquilo 2 da T&R e no site, eles dizem que aguenta até 3000 milímetros de coluna de água e está novinha. Mas por garantia se chover muito vou fazer isso, obrigado pela dica. Eu me expressei mal no vídeo, não vou acampar com minha esposa, mas vou acampar com dois irmãos que conheci aqui no Fórum, rs.

Mais uma vez, obrigado pelas dicas!

Abraço forte.

Rodrigo Freitas
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do Rodrigo Freitas
14/02/2014, 14:01
Resposta: #4
Ótimo vídeo, gostei bastante. O que precisa melhorar vai depender muito de vc mesmo, depois de testar essa sua configuração no mato vc mesmo vai saber o que precisa acrescentar ou tirar. Logico que temos que ter a segurança de levar o básico, mais isso acho que vc já tem de sobra hehehehehheheheh

abraço e bom passeio

“Não existe método certo e sim aquele que funciona”
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Andre Augusto
14/02/2014, 14:06
Resposta: #5
Bacana Rodrigo, parabéns pelo vídeo. Concordo com o André, com o tempo e quando faltar algo que vc precisa vc vai acrescentando baseado na experiência..bem como vai retirando o que se mostrar de pouco uso na hora da permanência no mato...

Sem desafio não há crescimento!!!!

Sobrevivência é coisa séria!!!!
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Saymon
14/02/2014, 14:39
Resposta: #6
(14/02/2014 14:01)Andre Augusto Escreveu:  Ótimo vídeo, gostei bastante. O que precisa melhorar vai depender muito de vc mesmo, depois de testar essa sua configuração no mato vc mesmo vai saber o que precisa acrescentar ou tirar. Logico que temos que ter a segurança de levar o básico, mais isso acho que vc já tem de sobra hehehehehheheheh

abraço e bom passeio

Obrigado Andre Augusto,

espero que eu consiga tirar material nos próximos acampamentos pois a mochilinha ficou foi pesada... rs.

Forte abraço.

Rodrigo Freitas
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Rodrigo Freitas
14/02/2014, 14:45
Resposta: #7
(14/02/2014 14:06)Saymon Escreveu:  Bacana Rodrigo, parabéns pelo vídeo. Concordo com o André, com o tempo e quando faltar algo que vc precisa vc vai acrescentando baseado na experiência..bem como vai retirando o que se mostrar de pouco uso na hora da permanência no mato...

Obrigado por responder Saymon,

Seus vídeos já me eram úteis mesmo antes de eu entrar aqui no Fórum.

Abraço forte.

Rodrigo Freitas
14/02/2014, 17:21
Resposta: #8
Beleza irmão,os itens tem uma base em certos utensílios e equipamentos,mas tem coisas que são pessoais,que cada um sabe a importância que terá para si.então cada kit tem que ser pessoal.o seu parece estar no padrão que vc quer,então é isto ai,divirta amigo.

Eternamente um Bushcrafter!!!#GQueiroz#
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do gear queiroz
14/02/2014, 18:49
Resposta: #9
(14/02/2014 17:21)gear queiroz Escreveu:  Beleza irmão,os itens tem uma base em certos utensílios e equipamentos,mas tem coisas que são pessoais,que cada um sabe a importância que terá para si.então cada kit tem que ser pessoal.o seu parece estar no padrão que vc quer,então é isto ai,divirta amigo.

Valews pela resposta gear!

Com certeza me divertirei muito hehe

Rodrigo Freitas
14/02/2014, 23:20
Resposta: #10
Show, em ... altamente preparado, irmão!
Vou aproveitar que o plantão está tranquilo e tirar um cochilo pra subir mais disposto de manhã.
Vou nem falar nada do rancho, passei vergonha. kkkkkkkkkkkk

Al andar se hace el camino,
y al volver la vista atrás
se ve la senda que nunca
se ha de volver a pisar.
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Pica-pau
15/02/2014, 05:44
Resposta: #11
(14/02/2014 23:20)Pica-pau Escreveu:  Show, em ... altamente preparado, irmão!
Vou aproveitar que o plantão está tranquilo e tirar um cochilo pra subir mais disposto de manhã.
Vou nem falar nada do rancho, passei vergonha. kkkkkkkkkkkk

Com certeza sua mochila deve estar uns 20 quilos mais leve do que a minha irmão hehehehe.

Rodrigo Freitas
15/02/2014, 12:41
Resposta: #12
(14/02/2014 10:43)Rodrigo Freitas Escreveu:  Salve irmãos.

Criei esse tópico para publicar um review dos itens para acampamento de três dias que montei baseado em posts aqui do Fórum, no Youtube e em conversas como amigos também aqui do Fórum.

A intenção de criar esse post é a de que os irmãos com mais experiência opinem fazendo sugestões e críticas sobre os itens. Todas serão muito bem vindas pois esse será o primeiro acampamento onde irei levar material.

Já fiz alguns acampamentos mas sempre de um dia apenas e com estrutura para comprar alimentos e etc.

No vídeo, esqueci de por alguns itens tais como os de higiene, mas já estão separados também.

Aos irmãos do Fórum que fizerem posts me ajudando, fica desde já o meu agradecimento.

Muito bom o video, obrigado pelo compartilhamento; vou fazer três considerações que valem muito para mim, é algo bastante pessoal que vou compartilhar com você.

1. Além do seu equipamento principal leve um kit extra de sobrevivência, junto ao corpo sempre, é algo que nunca queremos usar, mas se alguma coisa sair errado é nele que você terá que se apoiar.
2. Dicas de youtube, de amigos, são isso mesmo apenas dicas, procure alguma escola ou um mestre mateiro para ampliar seu conhecimento, caso ainda não tenha, isso pode fazer uma diferença muito grande em alguns cenários.
3. Faça um reconhecimento via mapa da area que você vai se deslocar, veja os pontos principais, marque as coordenadas gps ou as coordenadas de bussola, em caso de necessidade você sabera terá a direção correta à seguir, saberá a distância e o tempo, podendo dessa forma tomar a melhor decisão.

Grande abraço e continue praticando.

Lucio Travassos
=============
Critique um sábio e ele será teu amigo, critique um ignorante e ele será um Inimigo
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Luciotravassos
15/02/2014, 16:36
Resposta: #13
É isso ai Rodrigo parabéns pelo vídeo, no próximo campo tente levar um kit de sobrevivência e deixe sempre ao corpo.
Só com a prática é que se chaga a perfeição.
Segue na lida amigo.
Abraço.

""""O pessimismo sempre nos leva à fraqueza e o otimismo à vitória.
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do marcos lima de souza
16/02/2014, 15:04
Resposta: #14
Ae Rodrigo...cheguei atrasado para sugerir algumas inclusões no seu backpack.
Mas ficam algumas dicas de "aparatos" leves.
Primeiramente, como mergulhador, gostei do "trim" da sua mochila. Todo equipamento externo bem dimensionado e atado à mochila. Andar na mata é igual a um megulho.
O equipamento tem que estar sempre bem preso aos engates e tiras, para não causar problemas na caminhada, evitando dano ou contratempos com enroscos na vegetação.
Algumas dicas para ajudar você nas suas investidas:
- incluir na bainha da BK2 um pouco de paracord. Pode ser de trançado simples ou lanyard.
- cabo de aço inox de pescaria, utilizado em encastoados. Serve tanto para a linhada da pescaria como para armadilhas de laço. Se possível, sempre tenha um encastoado pronto para utilização no KS, com girador etc...
É vendido em casas especializadas em pescaria e você pode dimensionar a resistência em libras para cada caso (pesca/caça). Item indispensável em qualquer KS. Leve e de resistência espetacular.
- Inclua três pares de luvas descartáveis no KPS.
- Fogareiro portátil à gás. Existem diversos modelos no mercado. Faça opção por um bem compacto, que utilize cartuchos descartáveis tipo tek-gás. São leves e pela praticidade, na hora da zica no mato, sem fogueira, vai salvar a sua pele. O meu pesa no máximo 300gr (queimador + cartucho).
- Utensílios de cozinha ou kits de utensílios ajudam bastante..."putz...esqueci de trazer uma colher..."
- Capas de chuva descartáveis são compactas e extremamente leves. Sempre tenha umas duas na mochila.
- Quanto à iluminação, sempre faça a escolha por lanternas à prova d'água, tenha sempre um jogo de pilhas/baterias de reserva acondicionadas em um estojo à prova d'água. Potência não traduz eficiência ou garantia de uma noite tranquila.
Opte por lanternas de baixo consumo, com elevado tempo de duração das baterias. Normalmente são as de led branco comum que vão durar muito mais tempo.
Outro equipamento que eu acho indispensável, tanto na mochila ou no KS, são os bastões de luz química.
Os bastões utilizados em pescarias noturnas são incríveis. Tente encontrar os bastões da marca Albatroz. O de 75m é excelente. Faça o teste em um ambiente privado de luz e você vai ter uma noção da eficiência em uma situação de absoluta falta de luz no mato.
Um grande abraço.
SURVIVAL!
Abs.

É melhor estar preparado para uma oportunidade e não ter nenhuma, do que ter uma oportunidade e não estar preparado.
Mundus plenus idiotarum est.
[+] 5 Membros Gostaram da Resposta do Noinha
18/02/2014, 14:10
Resposta: #15
(15/02/2014 12:41)Luciotravassos Escreveu:  

Muito bom o video, obrigado pelo compartilhamento; vou fazer três considerações que valem muito para mim, é algo bastante pessoal que vou compartilhar com você.

1. Além do seu equipamento principal leve um kit extra de sobrevivência, junto ao corpo sempre, é algo que nunca queremos usar, mas se alguma coisa sair errado é nele que você terá que se apoiar.
2. Dicas de youtube, de amigos, são isso mesmo apenas dicas, procure alguma escola ou um mestre mateiro para ampliar seu conhecimento, caso ainda não tenha, isso pode fazer uma diferença muito grande em alguns cenários.
3. Faça um reconhecimento via mapa da area que você vai se deslocar, veja os pontos principais, marque as coordenadas gps ou as coordenadas de bussola, em caso de necessidade você sabera terá a direção correta à seguir, saberá a distância e o tempo, podendo dessa forma tomar a melhor decisão.

Grande abraço e continue praticando.

Obrigado Lucio, eu até montei um mini kit para a bainha da minha faca mas com o acampamento percebi que esse tem que ser mais aprimorado ou melhor, terá que ser sempre reajustado, de acordo com o local para onde eu for acampar e que os itens que a bainha da faca comporta não são suficientes. Providenciarei um mais completo, com certeza.

Concordo plenamente com você no que diz respeito a ter um mestre mateiro experiente. Nesse acampamento foi o irmão Walace, que é guarda parque onde fomos acampar e além de conhecer bem a área, tem grandes conhecimentos de técnicas de armadilhas, plantas e larga experiência em acampamentos.

Obrigado pela resposta.

Forte abraço!

Rodrigo Freitas
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Rodrigo Freitas
18/02/2014, 14:22
Resposta: #16
(16/02/2014 15:04)Noinha Escreveu:  Ae Rodrigo...cheguei atrasado para sugerir algumas inclusões no seu backpack.
Primeiramente, como mergulhador, gostei do "trim" da sua mochila. Todo equipamento externo bem dimensionado e atado à mochila. Andar na mata é igual a um megulho.
O equipamento tem que estar sempre bem preso aos engates e tiras, para não causar problemas na caminhada, evitando dano ou contratempos com enroscos na vegetação.
- incluir na bainha da BK2 um pouco de paracord. Pode ser de trançado simples ou lanyard.
- cabo de aço inox de pescaria, utilizado em encastoados. Serve tanto para a linhada da pescaria como para armadilhas de laço. Se possível, sempre tenha um encastoado pronto para utilização no KS, com girador etc...
É vendido em casas especializadas em pescaria e você pode dimensionar a resistência em libras para cada caso (pesca/caça). Item indispensável em qualquer KS. Leve e de resistência espetacular.
- Fogareiro portátil à gás. Existem diversos modelos no mercado. Faça opção por um bem compacto, que utilize cartuchos descartáveis tipo tek-gás. São leves e pela praticidade, na hora da zica no mato, sem fogueira, vai salvar a sua pele. O meu pesa no máximo 300gr (queimador + cartucho).
- Utensílios de cozinha ou kits de utensílios ajudam bastante..."putz...esqueci de trazer uma colher..."
- Capas de chuva descartáveis são compactas e extremamente leves. Sempre tenha umas duas na mochila.
- Quanto à iluminação, sempre faça a escolha por lanternas à prova d'água, tenha sempre um jogo de pilhas/baterias de reserva acondicionadas em um estojo à prova d'água. Potência não traduz eficiência ou garantia de uma noite tranquila.
Opte por lanternas de baixo consumo, com elevado tempo de duração das baterias. Normalmente são as de led branco comum que vão durar muito mais tempo.
Outro equipamento que eu acho indispensável, tanto na mochila ou no KS, são os bastões de luz química.
Os bastões utilizados em pescarias noturnas são incríveis. Tente encontrar os bastões da marca Albatroz. O de 75m é excelente. Faça o teste em um ambiente privado de luz e você vai ter uma noção da eficiência em uma situação de absoluta falta de luz no mato.
Um grande abraço.
SURVIVAL!
Abs.

Obrigado pela resposta Noinha.

Realmente, algumas das suas sugestões eu não tinha e me fizeram falta tais como as luvas e a capa de chuva descartáveis.

Obrigado especial às dicas sobre pescaria pois como sou totalmente leigo, não sabia nem da existência desses itens. Cheguei a comprar alguns anzóis, linhas e chumbadas. vi alguns vídeos como encastoar os anzóis mas fiquei só nisso mesmo... Suas dicas irão enriquecer em muito meu KS e KPS.

Abraço forte.

Rodrigo Freitas
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Rodrigo Freitas
18/02/2014, 14:27
Resposta: #17
(15/02/2014 16:36)marcos lima de souza Escreveu:  É isso ai Rodrigo parabéns pelo vídeo, no próximo campo tente levar um kit de sobrevivência e deixe sempre ao corpo.
Só com a prática é que se chaga a perfeição.
Segue na lida amigo.
Abraço.

Com certeza levarei Marcos! Até montei um pequeno KS para bainha da minha faca, mas vi que não era o suficiente e que o mesmo deve ser planejado para cada região em que irei acampar.

Forte abraço.

Rodrigo Freitas
28/03/2014, 07:52
Resposta: #18

Muito bom seus kits!!! Parabéns e como foi o acampamento? Abraço.

Bizinoto
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do bizinoto
29/03/2014, 10:30
Resposta: #19
(28/03/2014 07:52)bizinoto Escreveu:  

Muito bom seus kits!!! Parabéns e como foi o acampamento? Abraço.

Salve Bizinoto! Foi muito bom! Aprendi muito com os irmão mais experientes aqui do fórum que foram juntos. Já estamos planejando o próximo! rs.

Abraço forte.

Rodrigo Freitas
30/03/2014, 09:29
Resposta: #20
(16/02/2014 15:04)Noinha Escreveu:  Ae Rodrigo...cheguei atrasado para sugerir algumas inclusões no seu backpack.
Um grande abraço.
SURVIVAL!
Abs.

Brilhante resposta Noinha!!!
Abração.

Bushcraft e Sobrevivência - praticar de forma sustentável e ecológicamente correta!
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do teblasi
30/03/2014, 09:44
Resposta: #21

Rodrigo, uma pequena observação.
Em vários vídeos que assisti sobre barracas há uma orientação acerca do tamanho: que se deve sempre adquirir uma barraca com um lugar a mais do que o nº de ocupantes da mesma.
Este lugar a mais seria para guardar as coisas que não devem pousar fora da barraca, até mesmo por questões de segurança: faca, lanterna, objetos pessoais, Kit de sobrevivência (junto ao corpo mesmo na hora de dormir), materiais que não podem ser furtados, etc.
Estou falando isto, porque você diz no vídeo que pretende acampar com sua esposa futuramente em uma barraca de 2 lugares, neste caso faltaria o espaço extra mencionado acima.
Espero ter contribuido.
Abraço.

Teresa

Bushcraft e Sobrevivência - praticar de forma sustentável e ecológicamente correta!
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do teblasi
30/03/2014, 09:59
Resposta: #22
(30/03/2014 09:44)teblasi Escreveu:  

Rodrigo, uma pequena observação.
Em vários vídeos que assisti sobre barracas há uma orientação acerca do tamanho: que se deve sempre adquirir uma barraca com um lugar a mais do que o nº de ocupantes da mesma.
Este lugar a mais seria para guardar as coisas que não devem pousar fora da barraca, até mesmo por questões de segurança: faca, lanterna, objetos pessoais, Kit de sobrevivência (junto ao corpo mesmo na hora de dormir), materiais que não podem ser furtados, etc.
Estou falando isto, porque você diz no vídeo que pretende acampar com sua esposa futuramente em uma barraca de 2 lugares, neste caso faltaria o espaço extra mencionado acima.
Espero ter contribuido.
Abraço.

Teresa

Obrigado pela resposta Tereza. Eu pensei nisso também na hora da compra da barraca e a Super Esquilo II da T&R que eu comprei tem um espaço interno muito bom, cabendo tranquilamente duas pessoas mais as mochilas. A barraca tem ainda uma extensão na frente [uma espécie de varanda fechada] onde podemos guardar as botas, kits e outros equipamentos ainda. Adorei essa barraca. Apesar do peso [para uma pessoa que acampa sempre sozinha não recomendaria por conta do peso [3,7 kg] mas para duas pessoas ou até mesmo três [apertado] eu recomendo.

Abaixo vai uma foto da barraca:

[Imagem: CCF7F20110.jpg]

Rodrigo Freitas
30/03/2014, 10:08
Resposta: #23
Opa, acabei esquecendo de comentar antes aqui, mas iria te perguntar sobre essa sua jaqueta de chuva que me pareceu bem compacta, poderia dar detalhes dela, marca, tamanho, preço etc ?

Já que tu pediu dicas, invista em sacos estanque já que existem de vários tamanhos e não são caros e eles além de muito resistentes, eles protegem de verdade as coisas da água e não te deixam na mão. Existem os de 3 e 5 litros que são os pequenos pra levar roupas por exemplo e tem de 10, 20 40 litros.

abç.

Amo o meu país, mas odeio o meu governo.
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do fry
30/03/2014, 10:42
Resposta: #24
Rodrigo, para proteger suas lâminas você também pode usar óleo mineral, funciona muito bem !
Apenas por curiosidade, quanto pesou a tua mochila após acomodar todos os teus itens ?
Abraço.

Quem muito fala não pensa ! Quem pensa não fala, se comunica.
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Colognese
30/03/2014, 11:04
Resposta: #25
(30/03/2014 10:42)Colognese Escreveu:  Rodrigo, para proteger suas lâminas você também pode usar óleo mineral, funciona muito bem !
Apenas por curiosidade, quanto pesou a tua mochila após acomodar todos os teus itens ?
Abraço.

Obrigado por responder Colognese. Eu utilizava o óleo mineral nas minha lâminas mas depois de um vídeo comparativo que vi no canal Trilhas da Chuva no YT. Eu passei a utilizar a vaselina para as lâminas de uso pesado. Para as lâminas que eu processo o alimento eu passei a utilizar o azeite pois foi uma indicação do cuteleiro João Voss e como já consumimos o azeite como alimento não preciso ter muito trabalho na higienização da lâmina entes de a utilizar nos alimentos.

A mochila ficou com uns 16/17 quilos contando com todo o material, incluindo os kits, lâminas, barraca, isolante térmico, saco de dormir, enfim, tudo.

Mas eu levei somente alimentos pré-prontos [com exceção do bacon] isso economizou um pouco de peso. Acredito que para quem saiba e goste de cozinhar, levando arroz, macarrão e mais algum enlatado [eu não levei] deva pesar mais um ou dois quilos.

Abraço forte.

Rodrigo Freitas
30/03/2014, 11:08
Resposta: #26
Não sei se eu perdi alguma coisa no vídeo, mas espelho é sempre uma boa.

"Never go anywhere without a knife."
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do mvprocha7
30/03/2014, 11:17
Resposta: #27
(30/03/2014 11:08)mvprocha7 Escreveu:  Não sei se eu perdi alguma coisa no vídeo, mas espelho é sempre uma boa.

Não perdeu mvprocha7. Eu me esqueci mesmo... rs. Já acrescentei muitos outros itens que deixei "escapar" desde o vídeo, rs.

Obrigado por responder.

Abraço.

Rodrigo Freitas
30/03/2014, 11:27
Resposta: #28
(30/03/2014 10:08)fry Escreveu:  Opa, acabei esquecendo de comentar antes aqui, mas iria te perguntar sobre essa sua jaqueta de chuva que me pareceu bem compacta, poderia dar detalhes dela, marca, tamanho, preço etc ?

Já que tu pediu dicas, invista em sacos estanque já que existem de vários tamanhos e não são caros e eles além de muito resistentes, eles protegem de verdade as coisas da água e não te deixam na mão. Existem os de 3 e 5 litros que são os pequenos pra levar roupas por exemplo e tem de 10, 20 40 litros.

abç.

Obrigado pelas dicas dos sacos estanque Fry! Com certeza já estão na minha lista!

Aquela jaqueta na verdade foi uma improvisação minha. Como tive que comprar todo o material [eu não tinha nada...] tive que priorizar os itens mais críticos.

A jaqueta de chuva na verdade é faz parte do conjunto que tenho para andar de moto na chuva. Te digo que para a proteção funciona melhor do que qualquer outra jaqueta convencional uma vez que foi projetada para andar de moto e na velocidade pegamos muito mais chuva do que andando a pé.

Mas como ela veda muito, acaba retendo muito calor também então a menos que seja em uma região muito fria e digo fria mesmo abaixo de 10 graus. Acaba ficando desconfortável. Aqui na minha região é normal temperaturas entre os 13 e 18 graus e passo muito calor com ela... rs. O conjunto todo custou R$ 80,00. Calça, Jaqueta e protetor para os pés. Tem nos tamanhos padrão P, M, G e GG.

Rodrigo Freitas
30/03/2014, 11:29
Resposta: #29
(30/03/2014 11:04)Rodrigo Freitas Escreveu:  
(30/03/2014 10:42)Colognese Escreveu:  Rodrigo, para proteger suas lâminas você também pode usar óleo mineral, funciona muito bem !
Abraço.

Obrigado por responder Colognese. Eu utilizava o óleo mineral nas minha lâminas mas depois de um vídeo comparativo que vi no canal Trilhas da Chuva no YT. Eu passei a utilizar a vaselina para as lâminas de uso pesado. Para as lâminas que eu processo o alimento eu passei a utilizar o azeite pois foi uma indicação do cuteleiro João Voss e como já consumimos o azeite como alimento não preciso ter muito trabalho na higienização da lâmina entes de a utilizar nos alimentos.

A mochila ficou com uns 16/17 quilos contando com todo o material, incluindo os kits, lâminas, barraca, isolante térmico, saco de dormir, enfim, tudo.

Mas eu levei somente alimentos pré-prontos [com exceção do bacon] isso economizou um pouco de peso. Acredito que para quem saiba e goste de cozinhar, levando arroz, macarrão e mais algum enlatado [eu não levei] deva pesar mais um ou dois quilos.

Abraço forte.

Eu uso óleo mineral só nas lâmina que lidam com alimentos, mais uma dúvida, após cortar o bacon que é salgado, com a faca Mora, o azeite deu conta de proteger o lâmina contra manchas e oxidação ? Isso seria ótimo pois sempre levo azeite nos acampamentos.
Abraço.

[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Colognese
30/03/2014, 11:33
Resposta: #30
Faz um vídeo com o update desse kit caso seja possível.

"Never go anywhere without a knife."
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do mvprocha7
30/03/2014, 12:55
Resposta: #31
(30/03/2014 11:29)Colognese Escreveu:  
(30/03/2014 11:04)Rodrigo Freitas Escreveu:  
Abraço.

Abraço forte.

Eu uso óleo mineral só nas lâmina que lidam com alimentos, mais uma dúvida, após cortar o bacon que é salgado, com a faca Mora, o azeite deu conta de proteger o lâmina contra manchas e oxidação ? Isso seria ótimo pois sempre levo azeite nos acampamentos.
Abraço.

Protegeu sim Colognese. E eu fiquei três dias acampando e nesse tempo eu não protegia a lâmina [esqueci de levar o azeite]. Somente quando cheguei em casa é que fiz uma limpeza mais completa e protegi a lâmina com azeite. Deste então a guardei na sua bainha de plástico e não a usei mais. Acabei de conferir e a lâmina está perfeita.

Abraço.

Rodrigo Freitas
30/03/2014, 13:34 (Resposta editada pela última vez em: 30/03/2014 13:48 por LEÃO DO MATO.)
Resposta: #32
Parabéns Grande Guerreiro Rodrigo, pelo acampamento realizado com os demais Guerreiros!!
Quanto ao Equipamento, penso sempre que quando estamos no começo do bushcraft é melhor que "sobre do que falte", se pesou, cansou é só parar e descansar, bem mais fácil do que adquirir e/ou improvisar gerando algum risco extra.
Veja bem, com os complementos orientados pelos demais mateiros e conforme você for realizando seus acampamentos e praticas vc ira "enxugando/melhorando" teu material. Tanto a "mochila mateira" quanto o KS.
Lembrando antes de tudo em considerar sempre das necessidades pessoais (condicionamento físico, saúde gera...etc) e do próprio ambiente (fauna, flora, relevo, intemperes, etc), conhecimento técnico, fora considerar a presença do bicho homem mal intencionado no local.
Abraços Grande Guerreiro. Alegre Alegre Alegre

Natureza Brasileira!!! Ontem, Hoje, Amanhã e Sempre!!!!
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do LEÃO DO MATO
30/03/2014, 14:03
Resposta: #33
(30/03/2014 11:33)mvprocha7 Escreveu:  Faz um vídeo com o update desse kit caso seja possível.

Faço sim mvprocha7. Na verdade, eu comprei um Versipack Operator da Warfare que deve chegar semana que vem. Aí vou reformular todos os meus kits. Mas a intenção é fazer um para uso contínuo que ficará no Versipack, outro que deixarei na mochila e um terceiro de backup para ficar na bainha da faca.

Assim que o Versipack chegar e eu remodelar os kits eu posto aqui.

Abraço forte.

Rodrigo Freitas
30/03/2014, 14:04
Resposta: #34
Protegeu sim Colognese. E eu fiquei três dias acampando e nesse tempo eu não protegia a lâmina [esqueci de levar o azeite]. Somente quando cheguei em casa é que fiz uma limpeza mais completa e protegi a lâmina com azeite. Deste então a guardei na sua bainha de plástico e não a usei mais. Acabei de conferir e a lâmina está perfeita.

Abraço.
[/quote]

Obrigado Rodrigo, é sempre bom ter a opinião de quem testou e avaliou o resultado na prática !
Abraço.

[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Colognese
30/03/2014, 14:10
Resposta: #35
(30/03/2014 13:34)LEÃO DO MATO Escreveu:  Parabéns Grande Guerreiro Rodrigo, pelo acampamento realizado com os demais Guerreiros!!
Quanto ao Equipamento, penso sempre que quando estamos no começo do bushcraft é melhor que "sobre do que falte", se pesou, cansou é só parar e descansar, bem mais fácil do que adquirir e/ou improvisar gerando algum risco extra.
Veja bem, com os complementos orientados pelos demais mateiros e conforme você for realizando seus acampamentos e praticas vc ira "enxugando/melhorando" teu material. Tanto a "mochila mateira" quanto o KS.
Lembrando antes de tudo em considerar sempre das necessidades pessoais (condicionamento físico, saúde gera...etc) e do próprio ambiente (fauna, flora, relevo, intemperes, etc), conhecimento técnico, fora considerar a presença do bicho homem mal intencionado no local.
Abraços Grande Guerreiro. Alegre Alegre Alegre

Perfeita a sua colocação LEÃO DO MATO! É exatamente assim que está acontecendo. Quanto mais procuro conhecer, seja com livros, vídeos ou conversando com os irmão mais experientes, mais vou refinando o equipamento e é como você disse, a experiência traz aos poucos a segurança e qualidade das escolhas que fazemos. Mas uma coisa está ficando bem clara. Por mais que nos preparemos, só mesmo a experiência em campo nos prova quais escolhas foram foram acertadas e quais foram erradas. Concordo também com você quanto a levar material extra mas estar mais guarnecido do que ficar em uma situação complicada por falta de algum item que deixamos para trás.

Obrigado pela excelente colocação.

Abraço forte.

Rodrigo Freitas
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Melhor relogio de pulso para acampamento claudio Brutus 65 3.106 17/07/2014 15:07
Última Resposta: Andre Augusto
  Organizando a mochila para um acampamento! Pedro Lucas Almeida 18 511 25/06/2014 20:04
Última Resposta: Pedro Lucas Almeida
Vídeo Mochila de Sobrevivência - com 3 dias de comida Eliéser 18 1.507 30/05/2014 22:13
Última Resposta: Eliéser
  Reservatório de água para acampamento. Dambrós 54 2.785 13/01/2014 08:04
Última Resposta: alexandrer
  Monóculo para acampamento. Qual comprar? Clistenes 7 735 10/03/2013 23:05
Última Resposta: Hunter1
  Algumas peças de equipamento para acampamento Rafael Rozales 6 508 29/01/2013 19:42
Última Resposta: Rafael Rozales
  Equipamentos de Sobrevivência e Acampamento fry 37 3.771 28/11/2012 19:36
Última Resposta: 1st CAVMeserve
  Canivete-Talher para acampamento fry 37 3.117 18/10/2012 20:55
Última Resposta: Tiago
  Meu kit de acampamento SILVEIRA 11 762 12/10/2012 18:17
Última Resposta: SILVEIRA

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes
Expand chat