Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .
Links Úteis
Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .

Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 1 Votos - 4 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Equipamentos recarregáveis e para recarregar energia no mato
02/12/2012, 11:38 (Resposta editada pela última vez em: 13/06/2013 16:30 por Toscano.)
Resposta: #1
Equipamentos recarregáveis e para recarregar energia no mato
Conseguir energia elétrica no mato para manter seus aparelhos eletrônicos é um desafio, e mesmo os carregadores solares, muito conhecidos, podem deixar você na mão. O motivo é que as células de captação de luz solar só funcionam se, pelo menos um pouco, houver energia na bateria interna. Se essa bateria descarregar totalmente o carregador solar será apenas um peso morto. Surge então a necessidade de adotarmos um aparelho auxiliar: o carregador a dínamo, que pode, entre outras coisas, carregar os carregadores solares no caso de suas baterias descarregarem completamente.
Apresento-lhes o carregador a dínamo que uso, e junto com ele alguns dos aparelhos que podem ser recarregados, incluindo uma lanterna.
EM TEMPO: sobre a referência ao fornecedor neste vídeo, saibam que a única relação comercial que tenho com ele é a de ter comprado e de ter gostado tanto do produto quanto do preço. Fiquem à vontade para pesquisarem por outros fornecedores, outras marcas e modelos. Existem muitos. E desejo que fiquem tão satisfeitos quanto eu fiquei. Abraço!

Sds
Toscano VIX
"porque Deus amou o mundo, de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a vida eterna" (João 3:16)
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Toscano
02/12/2012, 13:17
Resposta: #2
RE: Equipamentos recarregáveis e para recargar energia no mato
Há uma alternativa aos carregadores solares que para quem vai pro mato, talvez, seja o ideal - porque caminha mais do que fica parado - ao menos durante o dia - carregador cinético. Carregador cinético foi desenvolvido para carregar "gadges" enquanto se caminha.

Quem falou em gambiarra? Isso aqui é engenharia alternativa.
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Rene
02/12/2012, 16:39
Resposta: #3
(02/12/2012 13:17)Rene Escreveu:  Há uma alternativa aos carregadores solares que para quem vai pro mato, talvez, seja o ideal - porque caminha mais do que fica parado - ao menos durante o dia - carregador cinético. Carregador cinético foi desenvolvido para carregar "gadges" enquanto se caminha.

Tá, mas onde é que se consegue isso??? Hein

Sds
Toscano VIX
"porque Deus amou o mundo, de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a vida eterna" (João 3:16)
02/12/2012, 17:29
Resposta: #4
Tenho um carregador desses com saída 5v USB, comprei faz tempo já e nunca usei pois realmente é complicado ficar rodando isso pra carregar algo só se não tiver outro recurso mesmo ai é uma mão na roda pra carregar algo de emergência, se tiver duas pessoas uma gira e a outra tenta ligar enquanto isso, já tem aparelhos bem mais modernos pra isso e estou esperando dois deles chegarem, inclusive alguns da pra adaptar pilhas e o aparelho é carregado com a energia da pilha, tem muita coisa bacana nova nesse meio, abç.

[Imagem: dpxu6a.jpg]

A junção de iguais gera força e cooperação. A junção de antagônicos gera atraso e retrocesso.
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do fry
02/12/2012, 17:43
Resposta: #5
(02/12/2012 17:29)fry Escreveu:  Tenho um carregador desses com saída 5v USB, comprei faz tempo já e nunca usei pois realmente é complicado ficar rodando isso pra carregar algo só se não tiver outro recurso mesmo ai é uma mão na roda pra carregar algo de emergência, se tiver duas pessoas uma gira e a outra tenta ligar enquanto isso, já tem aparelhos bem mais modernos pra isso e estou esperando dois deles chegarem, inclusive alguns da pra adaptar pilhas e o aparelho é carregado com a energia da pilha, tem muita coisa bacana nova nesse meio, abç.

Fry, você sabe como eu gosto desse tipo de novidade, né? Hehehe. Já estou ansioso para conhecer esses novos aparelhos. Vê se posta um review deles prá gente, viu?
Sobre ter de ficar girando a manivela do carregador a dínamo, eu concordo que pode ser bem incômodo, mas tem o problema do carregador solar "morrer" quando a bateria acaba toda. O carregador a dínamo salvou o dia quando consegui dar a primeira carga no carregador da Guepardo, pois a carga solar voltou a funcionar... e não foi necessário mais que dois minutos de maniveladas para que ele acordasse de novo; Eu classifico o carregador a dínamo como um aparelho de ressuscitação do carregador solar. ;-)

Sds
Toscano VIX
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Toscano
02/12/2012, 17:45
Resposta: #6
(02/12/2012 17:29)fry Escreveu:  ...

A propósito, esse logo do fórum bordado ficou bonito no "volume máximo". Hehehe

Sds
Toscano VIX
02/12/2012, 23:49
Resposta: #7
(02/12/2012 16:39)Toscano Escreveu:  
(02/12/2012 13:17)Rene Escreveu:  Há uma alternativa aos carregadores solares que para quem vai pro mato, talvez, seja o ideal - porque caminha mais do que fica parado - ao menos durante o dia - carregador cinético. Carregador cinético foi desenvolvido para carregar "gadges" enquanto se caminha.

Tá, mas onde é que se consegue isso??? Hein

http://www.npowerpeg.com/

o preço ainda tá salgado - foi liberado para compra recentemente.

02/12/2012, 23:57
Resposta: #8
Não compensa comprar pelo site - eles tão metendo a faca - no atacado não chega há 15 dólares -.- pela Alibaba - o problema é que são 500 peças para compra mínima - e acima de 10 da problema para trazer - eu tive 15 biodisks bloqueados...... deixa pesquisar uma alternativa de compra - tem concorrentes já - o problema é que eu não conheço os concorrentes ainda.

03/12/2012, 08:58
Resposta: #9
(02/12/2012 23:57)Rene Escreveu:  Não compensa comprar pelo site - eles tão metendo a faca - no atacado não chega há 15 dólares -.- pela Alibaba - o problema é que são 500 peças para compra mínima - e acima de 10 da problema para trazer - eu tive 15 biodisks bloqueados...... deixa pesquisar uma alternativa de compra - tem concorrentes já - o problema é que eu não conheço os concorrentes ainda.

Caramba, o produto parece interessante, mas a importação nesse volume estaria fora de cogitação... hehehe.

Sds
Toscano VIX
03/12/2012, 11:25
Resposta: #10
já ouviram falar de um Gadget chamado CampStove da BioLite?!

A BioLite acaba de lançar um fogão para camping ecológico e que ainda é capaz de recarregar a bateria de dispositivos móveis, o CampStove.
O CampStove permite que os usuários cozinhem sua refeição de forma limpa e ecológica enquanto recarregam seus aparelhos móveis como smartphones e tablets com energia limpa.
O fogão que pesa apenas 935 gramas não precisa de nenhum tipo de gás ou combustível para produzir energia. O CampStove utiliza apenas os galhos que podem ser facilmente encontrados na natureza e fogo para produzir energia.
“Os fogões BioLite resolvem o problema da falta de bateria para os dispositivos móveis com a conversão de uma fração da energia térmica do fogo em eletricidade. A eletricidade excedente é disponibilizada aos usuários para recarregarem dispositivos eletrônicos como celulares, luzes de LED, GPS entre outros”, afirma a empresa.

Recarregar seus aparelhos com o CampStove é muito simples: basta o usuário conectar seu dispositivo móvel ao fogão através de uma conexão USB.

site do produto: http://biolitestove.com/campstove/camp-o.../features/

um review do equipo
[+] 5 Membros Gostaram da Resposta do Vladson
03/12/2012, 12:01
Resposta: #11
esse eu não conhecia. Já conhecia sistema de carregamento por temperatura, mas nunca tinha visto um portátil.

Agora, na relação da importação - eu não tenho disponível esse valor no momento - mas, que seria um baita material de revenda hauauhauhau seria - porque se tá 200 dólares no site oficial e disponível no atacadista por 15 (valor máximo) - mais 60% de imposto + postagem - digamos que chegue aos 30 dólares, ainda assim é vantagem para revenda - agora tem o detalhe do xingling né..... Mas, também rola muito preconceito - porque tem que entender - que eles não pagam impostos da mesma forma, não tem problemas de envio para a matriz, não tem que contratar mão de obra terceirizada, tudo isso reduz bem o preço. Agora o problema é o bendito sistema de qualidade - que eles também não tem....

03/12/2012, 12:19
Resposta: #12
Nao sei se é possivel, mais podemos tentar adaptar uma lanterna cinetica como carregador cinetico (nao sei se é possivel; é apenas uma ideia); Estas lanternas sao muito baratas no centro de sp; Segue um exemplo (nao tenho vinculo com este vendedor, é apenas um exemplo):

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-4...rgncia-_JM

abraço

“Não existe método certo e sim aquele que funciona”
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Andre Augusto
03/12/2012, 12:55 (Resposta editada pela última vez em: 03/12/2012 12:58 por Toscano.)
Resposta: #13
(03/12/2012 11:25)Vladson Escreveu:  já ouviram falar de um Gadget chamado CampStove da BioLite?!

A BioLite acaba de lançar um fogão para camping ecológico e que ainda é capaz de recarregar a bateria de dispositivos móveis, o CampStove.
O CampStove permite que os usuários cozinhem sua refeição de forma limpa e ecológica enquanto recarregam seus aparelhos móveis como smartphones e tablets com energia limpa.
O fogão que pesa apenas 935 gramas não precisa de nenhum tipo de gás ou combustível para produzir energia. O CampStove utiliza apenas os galhos que podem ser facilmente encontrados na natureza e fogo para produzir energia.
“Os fogões BioLite resolvem o problema da falta de bateria para os dispositivos móveis com a conversão de uma fração da energia térmica do fogo em eletricidade. A eletricidade excedente é disponibilizada aos usuários para recarregarem dispositivos eletrônicos como celulares, luzes de LED, GPS entre outros”, afirma a empresa.

Recarregar seus aparelhos com o CampStove é muito simples: basta o usuário conectar seu dispositivo móvel ao fogão através de uma conexão USB.

site do produto: http://biolitestove.com/campstove/camp-o.../features/

um review do equipo

Rapaz, carregar o celular enquanto faço o almoço é algo que nunca me passou pela cabeça... hehehe. Achei o equipamento muito interessante, e pela utilidade US$129 é um preço até honesto... Valeu por compartilhar. Alegre

Sds
Toscano VIX
03/12/2012, 13:35
Resposta: #14
(03/12/2012 12:19)Andre Augusto Escreveu:  Nao sei se é possivel, mais podemos tentar adaptar uma lanterna cinetica como carregador cinetico (nao sei se é possivel; é apenas uma ideia); Estas lanternas sao muito baratas no centro de sp; Segue um exemplo (nao tenho vinculo com este vendedor, é apenas um exemplo):

abraço

Não é necessário adaptar - esse de dínamo é igual o que o Fry postou. Esses que estamos falando recarrega sozinho. O que eu postei recarrega com o movimento do corpo (ou qualquer movimento) o que o Vladson postou é baseado em Termodinâmica recarrega com o calor.

O cinético de movimento carrega mais rápido - porque o tempo todo estamos nos movimentando - mas, o preço na loja oficial que está salgado 200 dólares. O apresentado pelo colega também esta um pouco salgado e pela pouca diferença eu optaria pelo cinético - que carrega o tempo todo.

Mas, vamos ver se encontramos um concorrente para o cinético por um preço mais acessível para todos. Tecnologia nova é assim mesmo - no começo é cara pacas - na pré venda o cinético estava por 150 dólares.

03/12/2012, 19:04
Resposta: #15
(03/12/2012 13:35)Rene Escreveu:  
(03/12/2012 12:19)Andre Augusto Escreveu:  Nao sei se é possivel, mais podemos tentar adaptar uma lanterna cinetica como carregador cinetico (nao sei se é possivel; é apenas uma ideia); Estas lanternas sao muito baratas no centro de sp; Segue um exemplo (nao tenho vinculo com este vendedor, é apenas um exemplo):

abraço

Não é necessário adaptar - esse de dínamo é igual o que o Fry postou. Esses que estamos falando recarrega sozinho. O que eu postei recarrega com o movimento do corpo (ou qualquer movimento) o que o Vladson postou é baseado em Termodinâmica recarrega com o calor.

O cinético de movimento carrega mais rápido - porque o tempo todo estamos nos movimentando - mas, o preço na loja oficial que está salgado 200 dólares. O apresentado pelo colega também esta um pouco salgado e pela pouca diferença eu optaria pelo cinético - que carrega o tempo todo.

Mas, vamos ver se encontramos um concorrente para o cinético por um preço mais acessível para todos. Tecnologia nova é assim mesmo - no começo é cara pacas - na pré venda o cinético estava por 150 dólares.

Boa noite Rene, entao esse nao é igual ao que o Fry postou, esse funciona com movimento tambem so que é um especie de "bolinha metalica" que corre por um indutor, ou seja, voce meche a lanterna pra um lado e para o outro e ela é carregada, semelhante ao sistema cinetico, por isso pensei na possibilidade de adaptar;

abraço

03/12/2012, 21:15
Resposta: #16
ahhhh tá, então mals.... aí tem que ver questão de amperagem, voltagem e armazenamento.
se encaixar os conectores num daqueles carregadores de pilha e destes para um usb - será que ficaria viavel?

03/12/2012, 21:20
Resposta: #17
A quantidade de energia que um led consome é mínima, tanto que mesmo com pilhas comuns, as lanternas de led duram muito, e podem reparar que as lanternas de dínamo, seja por movimento ou por manivela, tem uma duração baixa, ou seja, pela lógica podemos concluir claramente que a geração de energia por esses meios é irrisória, muito baixa, o bastante só para sustentar alguns leds, pegue uma lanterna de manivela gire por 1 hora e pegue uma lanterna de pila AA com a mesma quantidade de leds e coloque uma pilha comum e deixe as duas ligadas... a de dínamo irá acabar muito mais rápido e isso é porque o sistema de dínamo dessas lanternas e afins é muito simples e pequeno não gera grandes quantidades de energia nem tem uma bateria grande pra armazenar, eu nem ingressaria nessa viagem heheh bom mesmo é utilizar aparelhos próprios pra isso que tem uma capacidade maior tanto de geração como de armazenagem dessa energia o mesmo se repete com lanternas com carregador solar embutido, é merd**** pura, tenho uma aqui e deixando o dia inteiro no sol não dura mais que 15 minutos acesa dps...

A junção de iguais gera força e cooperação. A junção de antagônicos gera atraso e retrocesso.
03/12/2012, 21:29 (Resposta editada pela última vez em: 03/12/2012 21:32 por Andre Augusto.)
Resposta: #18
(03/12/2012 21:20)fry Escreveu:  A quantidade de energia que um led consome é mínima, tanto que mesmo com pilhas comuns, as lanternas de led duram muito, e podem reparar que as lanternas de dínamo, seja por movimento ou por manivela, tem uma duração baixa, ou seja, pela lógica podemos concluir claramente que a geração de energia por esses meios é irrisória, muito baixa, o bastante só para sustentar alguns leds, pegue uma lanterna de manivela gire por 1 hora e pegue uma lanterna de pila AA com a mesma quantidade de leds e coloque uma pilha comum e deixe as duas ligadas... a de dínamo irá acabar muito mais rápido e isso é porque o sistema de dínamo dessas lanternas e afins é muito simples e pequeno não gera grandes quantidades de energia nem tem uma bateria grande pra armazenar, eu nem ingressaria nessa viagem heheh bom mesmo é utilizar aparelhos próprios pra isso que tem uma capacidade maior tanto de geração como de armazenagem dessa energia o mesmo se repete com lanternas com carregador solar embutido, é merd**** pura, tenho uma aqui e deixando o dia inteiro no sol não dura mais que 15 minutos acesa dps...

kkkk concordo com vc Fry, mais no caso de uma emergencia um equipamento desse pode "quebrar um galho"; Na escuridao um fosforo ja ajuda bastante;
Em relaçao a Amperagem e tensao isso pode ser resolvido enrrolando-se mais ou menos filamentos no indutor, algo que nao é muito dificil de se fazer, o gasto seria minimo, agora se vai ficar bom ja é outro negocio, mais como a intençao é dar uma carga inicial em outro equipamento talvez seja possivel;

Como o equipamento proprio citado anteriormente custa algo em torno de 200 dolares talvez seja interessante investir nessa ideia, pois com uns 30 reais acho que da para modificar bastante a lanterna em questao;

ps: estou apenas dando uma ideia, nao digo que va funcionar e ficar a melhor coisa do mundo, estou apenas querendo aprender;

grande abraço

04/12/2012, 01:14
Resposta: #19
Eu havia escrito anteriormente um post que provavelmente ficaria um trambolho enorme - mas, pensei um pouco na questão sequencialmente ao tempo de postar e surgiu meio um "raio de luz" bem no fim do túnel...
-----------------------------------------------------------------
Pensando melhor - talvez dê para fazer - acho que uma solução precária - seria acopla-lo no Coturno ou Perneira - para a questão do movimento - já corta metade do tamanho das coisas e dispensa um máquinario adicional - mas, ainda teria que puxar um acumulador externo - porque como o Fry mesmo disse e isso é consenso geral - os acumuladores que vem de fabrica, geralmente, são ruins - exceções são equipamentos de ponta - porque as baterias já vem num padrão para longa duração. Trocar o tipo de pilha acumuladora também não deve ser um grande mistério - mas, teria que ser comprada a parte - mas, pouparia no quesito gambiarra. E, pouparia espaço também. Teria, como gambiarra apenas acoplagem de um sistema de distribuição para adaptadores... Que poderia ficar num "coldre" na perneira ou coturno.

Até que acho que poderia funcionar, pensando um pouco sobre o assunto. Re-capitulando - troca de bateria para acumu-lo, suporte para perneira ou coturno e adaptador para outros "gadges".

04/02/2013, 14:26
Resposta: #20
Ola Toscano, recentemente comprei um carregador solar com 4 placas , e fiz uma adaptação para que ele fique preso à minha mochila, ligado a um carregador de pilhas com entrada USB. Como padronizei minhas lanternas, fica facil e muito funcional.
Abs.
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do socram357
13/06/2013, 08:23
Resposta: #21
(03/12/2012 08:58)Toscano Escreveu:  
(02/12/2012 23:57)Rene Escreveu:  Não compensa comprar pelo site - eles tão metendo a faca - no atacado não chega há 15 dólares -.- pela Alibaba - o problema é que são 500 peças para compra mínima - e acima de 10 da problema para trazer - eu tive 15 biodisks bloqueados...... deixa pesquisar uma alternativa de compra - tem concorrentes já - o problema é que eu não conheço os concorrentes ainda.

Caramba, o produto parece interessante, mas a importação nesse volume estaria fora de cogitação... hehehe.
Toscano, andei pesquisando o link indicado para o produto.
Acredito que o carregador solar da Guepardo possa fazer a mesma função, se colocado do lado de fora da bolsa, mochila, etc. Ele até tem um mosquetão para isto. Estaríamos em movimento e carregando o produto.
O que não deu para ficar claro é a potência de carregamento dos 2 produtos.
O da Guepardo consegue dar carga completa em um celular comum, mas somente meia carga em um smartfone, já fiz este teste.
Abraços.

Bushcraft e Sobrevivência - praticar de forma sustentável e ecológicamente correta!
13/06/2013, 08:48 (Resposta editada pela última vez em: 13/06/2013 08:50 por Toscano.)
Resposta: #22
(13/06/2013 08:23)teblasi Escreveu:  
(03/12/2012 08:58)Toscano Escreveu:  

Toscano, andei pesquisando o link indicado para o produto.
Acredito que o carregador solar da Guepardo possa fazer a mesma função, se colocado do lado de fora da bolsa, mochila, etc. Ele até tem um mosquetão para isto. Estaríamos em movimento e carregando o produto.
O que não deu para ficar claro é a potência de carregamento dos 2 produtos.
O da Guepardo consegue dar carga completa em um celular comum, mas somente meia carga em um smartfone, já fiz este teste.
Abraços.

Existe essa diferença sim, e também há o risco de que a bateria do carregador Guepardo seja inferior à demandada pelo aparelho que se deseja carregar, zerando a bateria do carregador antes que o aparelho destino seja 100% carregado.

Sobre isso, é importantíssimo se ter o cuidado para não permitir a descarga completa da bateria do carregador, pois, uma vez descarregada (completamente) o aparelho perde a capacidade de se recarregar pela luz solar (ele fica "burro", digamos assim). É necessário se ter o cuidado de não esvaziar completamente a bateria do carregador Guepardo ou, como alternativa, deve-se ter um carregador a dínamo para iniciar-lhe a carga (pelo menos um pouquinho) a fim de que ele retome a capacidade de se recarregar pelo sol. Abraço!

Sds
Toscano VIX
29/06/2013, 00:40
Resposta: #23
(02/12/2012 17:29)fry Escreveu:  Tenho um carregador desses com saída 5v USB, comprei faz tempo já e nunca usei pois realmente é complicado ficar rodando isso pra carregar algo só se não tiver outro recurso mesmo ai é uma mão na roda pra carregar algo de emergência, se tiver duas pessoas uma gira e a outra tenta ligar enquanto isso, já tem aparelhos bem mais modernos pra isso e estou esperando dois deles chegarem, inclusive alguns da pra adaptar pilhas e o aparelho é carregado com a energia da pilha, tem muita coisa bacana nova nesse meio, abç.

Comprei ha alguns meses o carregador solar da Kodak, a principio achei ele bastante razoavel, consegue dar uma carga full num smartphone por exemplo. A vantagem que ele sempre esta com pilhas recarregaveis, que ficam ali permanentemente sendo carregadas, então alem da carga em aparelhos com entrada USB podemos utilizar as pilhas em outros equipamentos.
O tempo de carga na luz solar é o ponto negativo, em media 12 horas ou mais.

http://www.clubedoshomens.com.br/gadgets...-carregado

Vi alguns videos, inclusive um EDC do Batata ele tem uma mega mochila com carregamento solar e que armazena uma bateria que carrega ate um notebook

Selva !

Lucio Travassos
=============
Critique um sábio e ele será teu amigo, critique um ignorante e ele será um Inimigo
29/06/2013, 17:58
Resposta: #24
(29/06/2013 00:40)Luciotravassos Escreveu:  

Comprei ha alguns meses o carregador solar da Kodak, a principio achei ele bastante razoavel, consegue dar uma carga full num smartphone por exemplo. A vantagem que ele sempre esta com pilhas recarregaveis, que ficam ali permanentemente sendo carregadas, então alem da carga em aparelhos com entrada USB podemos utilizar as pilhas em outros equipamentos.

Vi alguns videos, inclusive um EDC do Batata ele tem uma mega mochila com carregamento solar e que armazena uma bateria que carrega ate um notebook

Selva !

Quer pirar com a variedade de opções desse tipo de equipamento? Então olha esse link aqui:
http://dx.com/s/SOLAR+CHARGERS

Sds
Toscano VIX
29/06/2013, 18:13
Resposta: #25
(29/06/2013 17:58)Toscano Escreveu:  
(29/06/2013 00:40)Luciotravassos Escreveu:  

Selva !

Quer pirar com a variedade de opções desse tipo de equipamento? Então olha esse link aqui:
http://dx.com/s/SOLAR+CHARGERS

Toscano ai a brincadeira fica séria, excelentes opções !!!!

Lucio Travassos
=============
Critique um sábio e ele será teu amigo, critique um ignorante e ele será um Inimigo
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Luciotravassos
29/06/2013, 18:31
Resposta: #26
RE: Equipamentos recarregáveis e para recarregar energia no mato
belo video e otima explicaçao...ta ai um otimo produto para termos junto no mato!!!! parabens e obrigado pelo instrutivo video toscano, abçs amigo.

Só sei que nada sei, e o fato de saber isso, me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa.

(Socrates)
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do douglas metzger
29/06/2013, 18:43
Resposta: #27
(29/06/2013 18:31)douglas metzger Escreveu:  belo video e otima explicaçao...ta ai um otimo produto para termos junto no mato!!!! parabens e obrigado pelo instrutivo video toscano, abçs amigo.

Obrigado, Douglas. Sua inscrição e opiniões serão bem vindas em meu canal. Abraço!

Sds
Toscano VIX
29/06/2013, 18:59
Resposta: #28
pode ter certeza, quando eu tiver canal no youtube te incluirei sim, na verdade eu ate tinha, mas nao sei mais a senha, vou fazer um qlqer hora e ai te incluo, e parabens pelos teus videos, sempre muito bem explicados, q é o mais importante de tudo!!!! abçs amigo...selva.

Só sei que nada sei, e o fato de saber isso, me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa.

(Socrates)
29/06/2013, 20:11
Resposta: #29
Realmente Toscano, estes dois carregadores são excelentes, não os tenho, mas após ver seu vídeo, certamente irão fazer parte da minha tralha. Além dos Kits fogo, PS, agua, abrigo e sinalização e navegação o kit eletrônico também fará parte, pois não tem coisa mais irritante do que ficar sem bateria da câmera no mato (como já aconteceu comigo).
Valeu toscano por compartilhar.
Abraço.

Prepare-se para o pior e espere o melhor
30/06/2013, 02:22
Resposta: #30
[Imagem: 1316871332.jpg]

Esses dias estava vendo o preço de algumas coisas no atacado e me surpreendi ao encontrar caixas de 60 pilhas panasonic ou outra marca similar, todas entre 25 e 30 reais tanto nos tamanhos AA e AAA, achei um preço bem razoável para essa quantidade de pilhas, não são alcalinas mas ter por exemplo uma caixa de pilhas AA e outra de pilhas AAA totalizando 120 pilhas, é uma senhora fonte de energia imediata, esses carregadores dínamo e solares, realmente pro mato e para emergências são úteis mas em uma situação urbana com uma queda de energia prolongada, isso é insuficiente, um carregador solar desses de 2700 mah por exemplo, demora cerca de 15 horas no sol pra recarregar, não quer dizer que você vai o carregar em um único dia, nublou, ferrou, e depois mais umas 5 ou 6 horas passando a energia para um celular ou algo parecido, realmente é muito tempo e uma fonte de energia lerda, útil mais lerda, então estive pensando comigo em comprar alguns pacotes com validade prolongada dessas pilhas, eu tenho os adaptadores que fazem pilhas AA saírem USB e com isso alimentaria celulares, lanternas recarregáveis e outros.

[Imagem: IE00001-006.jpg]

Estou pensando seriamente em desembolsar 60tão e comprar uns dois pacotes, um AA e um AAA pra deixar e ir usando, no atacado se tem limite mínimo pra compra, vou ver o que mais preciso e ver se atinge esse limite e comprar.

Ter só lanternas e equipamentos recarregáveis via tomada é um problema, se faltar energia na tomada lascou tudo, por isso ainda dou preferência para equipamentos com troca de baterias, de preferência AA ou AAA que são facilmente encontradas em qualquer lugar, essas lanternas simples de 9 leds que usam 3 pilhas AAA, usando pilhas panasonic ou alfacell duram várias horas ligada, sei disso pq já esqueci uma lanterna dessas dentro de uma mochila depois de uma noite de pesca, ficou acesa mais de 24 horas e quando abri a mochila novamente estava ainda com luz, fraca mas tinha (uma das pilhas era alcalina, as outras duas eram normais), fico imaginando que para o uso esporádico de 2 horas dia por exemplo, isso renderia 12 dias, realmente útil e de se pensar.

Claro que pilhas recarregáveis e alcalinas tem uma duração infinitamente maior, porém o problema das recarregáveis seria aonde recarrega-las se a pessoa não tem um meio alternativo de se obter energia 110 ou 220 como um painel solar ou uma bateria pré recarregada, as alcalinas seriam a melhor opção mas também são bem mais caras, ainda possível, com 200 reais creio que seja possível acumular a mesma quantidade de pilhas mas alcalinas, lembrando que pilhas e baterias tem validade definida, por isso tem que tomar cuidado pra não comprar muita coisa e depois ter que jogar fora porque saiu da validade e perdeu a eficiência.

Tenho uma lanterna com painel solar embutido e como ja disse, a duração não é das melhores, só emergência mesmo, até estava pensando seriamente em comprar uma ou umas lanternas melhores com um painel e uma bateria interna maior pra ver se tem um melhor desempenho e durabilidade, não são caras mas se pegar uma semana chuvosa e nublada, está no córrego da amargura, por isso é bom ter várias alternativas a isso.

Bom fica aqui a reflexão que estou fazendo no momento, eu tenho sim várias baterias em casa, AA, AAA, alcalinas, recarregáveis, mas todas pra uso de curto prazo, até uma semana eu seguraria a bronca com o que tenho aqui, mas fico imaginando que amigos e vizinhos possam precisar também em uma situação mais séria que nós podemos vir a passar, de forma geral ou isoladamente, acreditem, em um apagão ou um racionamento de energia como já passamos, pilhas passariam a valer mais que carne e combustível devido a lei da oferta x demanda.

A nossa tecnologia em fornecimento e geração de energia elétrica é mal feita, mal cuidada e sempre falha, aqui pelo menos 2 a 3 vezes por semana a energia cai e as vezes demora 2 horas para voltar devido a problemas na rede elétrica, creio que esse problema seja no Brasil todo, linhas de transmissão sucateadas e muita grana que seria destinada a isso está em paraísos fiscais nesse momento, ano passado passamos por esse problema no nordeste do país, não vamos confiar muito na sorte nem em quem administra isso em nosso país.

http://www.estadao.com.br/noticias/cidad...4412,0.htm

http://portalpch.com.br/index.php/notici...rante-2012

bom queria saber a opinião do pessoal, t+.

30/06/2013, 04:08
Resposta: #31
(30/06/2013 02:22)fry Escreveu:  [Imagem: 1316871332.jpg]

Esses dias estava vendo o preço de algumas coisas no atacado e me surpreendi ao encontrar caixas de 60 pilhas panasonic ou outra marca similar, todas entre 25 e 30 reais tanto nos tamanhos AA e AAA, achei um preço bem razoável para essa quantidade de pilhas, não são alcalinas mas ter por exemplo uma caixa de pilhas AA e outra de pilhas AAA totalizando 120 pilhas, é uma senhora fonte de energia imediata, esses carregadores dínamo e solares, realmente pro mato e para emergências são úteis mas em uma situação urbana com uma queda de energia prolongada, isso é insuficiente, um carregador solar desses de 2700 mah por exemplo, demora cerca de 15 horas no sol pra recarregar, não quer dizer que você vai o carregar em um único dia, nublou, ferrou, e depois mais umas 5 ou 6 horas passando a energia para um celular ou algo parecido, realmente é muito tempo e uma fonte de energia lerda, útil mais lerda, então estive pensando comigo em comprar alguns pacotes com validade prolongada dessas pilhas, eu tenho os adaptadores que fazem pilhas AA saírem USB e com isso alimentaria celulares, lanternas recarregáveis e outros.

[Imagem: IE00001-006.jpg]

Estou pensando seriamente em desembolsar 60tão e comprar uns dois pacotes, um AA e um AAA pra deixar e ir usando, no atacado se tem limite mínimo pra compra, vou ver o que mais preciso e ver se atinge esse limite e comprar.

Ter só lanternas e equipamentos recarregáveis via tomada é um problema, se faltar energia na tomada lascou tudo, por isso ainda dou preferência para equipamentos com troca de baterias, de preferência AA ou AAA que são facilmente encontradas em qualquer lugar, essas lanternas simples de 9 leds que usam 3 pilhas AAA, usando pilhas panasonic ou alfacell duram várias horas ligada, sei disso pq já esqueci uma lanterna dessas dentro de uma mochila depois de uma noite de pesca, ficou acesa mais de 24 horas e quando abri a mochila novamente estava ainda com luz, fraca mas tinha (uma das pilhas era alcalina, as outras duas eram normais), fico imaginando que para o uso esporádico de 2 horas dia por exemplo, isso renderia 12 dias, realmente útil e de se pensar.

Claro que pilhas recarregáveis e alcalinas tem uma duração infinitamente maior, porém o problema das recarregáveis seria aonde recarrega-las se a pessoa não tem um meio alternativo de se obter energia 110 ou 220 como um painel solar ou uma bateria pré recarregada, as alcalinas seriam a melhor opção mas também são bem mais caras, ainda possível, com 200 reais creio que seja possível acumular a mesma quantidade de pilhas mas alcalinas, lembrando que pilhas e baterias tem validade definida, por isso tem que tomar cuidado pra não comprar muita coisa e depois ter que jogar fora porque saiu da validade e perdeu a eficiência.

Tenho uma lanterna com painel solar embutido e como ja disse, a duração não é das melhores, só emergência mesmo, até estava pensando seriamente em comprar uma ou umas lanternas melhores com um painel e uma bateria interna maior pra ver se tem um melhor desempenho e durabilidade, não são caras mas se pegar uma semana chuvosa e nublada, está no córrego da amargura, por isso é bom ter várias alternativas a isso.

Bom fica aqui a reflexão que estou fazendo no momento, eu tenho sim várias baterias em casa, AA, AAA, alcalinas, recarregáveis, mas todas pra uso de curto prazo, até uma semana eu seguraria a bronca com o que tenho aqui, mas fico imaginando que amigos e vizinhos possam precisar também em uma situação mais séria que nós podemos vir a passar, de forma geral ou isoladamente, acreditem, em um apagão ou um racionamento de energia como já passamos, pilhas passariam a valer mais que carne e combustível devido a lei da oferta x demanda.

A nossa tecnologia em fornecimento e geração de energia elétrica é mal feita, mal cuidada e sempre falha, aqui pelo menos 2 a 3 vezes por semana a energia cai e as vezes demora 2 horas para voltar devido a problemas na rede elétrica, creio que esse problema seja no Brasil todo, linhas de transmissão sucateadas e muita grana que seria destinada a isso está em paraísos fiscais nesse momento, ano passado passamos por esse problema no nordeste do país, não vamos confiar muito na sorte nem em quem administra isso em nosso país.

http://www.estadao.com.br/noticias/cidad...4412,0.htm

http://portalpch.com.br/index.php/notici...rante-2012

bom queria saber a opinião do pessoal, t+.

Interessante seu pensamento, realmente traz uma boa reflexão.

Certamente, como você mesmo destacou, existem prós e contras para os dois lados.

Acho que o ponto mais negativo das pilhas (aqui me refiro às alcalinas ou não, fora as recarregáveis) é o fato de serem um resíduo não reciclável. A quantidade de chumbo, cádmio e mercúrio são extremamente nocivas ao meio ambiente, então quanto menos delas por ai, melhor. Por lei, todo e qualquer estabelecimento que as comercializa são obrigados ter um ponto de coleta, todavia essa determinação não é efetiva como deveria. A começar pelo fato de o Brasil ser um país novato conscientização acerca de reciclagem, o que torna a grande maioria da população ignorante a este conceito, outro motivo que impede a efetividade da norma é a falta de fiscalização... mas aqui estou fugindo ao tema, fica para uma próxima reflexão acerca de recicláveis e medidas sócio educativas.

Em contrapartida, possui duas grandes vantagens, a primeira delas é o preço, já a segunda está no fato de ser uma fonte imediata e independente de energia. Numa situação de suspensão do serviço de fornecimento de energia elétrica, certamente é a melhor alternativa. Esses carregadores solares eu tenho um grande receio, digo isso porque na minha casa a água é aquecida num boiler que, por sua vez, funciona com energia proveniente de painéis solares instalados por todo o telhado. Confesso que na maior parte do ano funciona muito bem, somente depois das 3 da manhã que a água já não fica mais tão quente. Porém, nos meses de chuva, que tristeza! Sinceramente eu não coloquei isso na ponta do lápis ainda, mas dificilmente esta foi uma saída muito vantajosa financeiramente, o que gasto de energia nos meses de chuva para fazer o boiler funcionar quase atinge o que eu gastaria com chuveiros elétricos em todos os banheiros.

Como foi muito bem levantado por você, nosso sistema de distribuição de energia é precário. Ainda mais em cidades do interior. Aqui em Brasília nem tanto, creio que aconteçam aproximadamente 2 ou 3 episódios a cada trimestre e de duração aproximada de 3 horas. Mas já tiveram casos de suspensão da energia por mais de 8 horas. Por outro lado, na casa da minha avó no interior de Pernambuco, já aconteceu de passarem 4 dias sem energia devido a um acidente na estrada. Só o hospital e a prefeitura que funcionaram com geradores à gasolina. Em momentos como estes sem dúvida as pilhas seriam a melhor opção.

No quesito pessoal, é realmente impraticável comprar pilhas recarregáveis para tudo aqui de casa, não cabe em meu orçamento. Utilizo este tipo de pilha apenas em máquinas fotográficas.

As alcalinas são as que utilizo em todo o testo, mas estão bem caras também.

Face ao custo/ benefício deste pacote de pilhas ai, acho que seriam a melhor opção para uma emergência domiciliar, primeiro por estarem sempre prontas (isto é, se você esqueceu de colocá-las para recarregar ou não levou o painel para o sol por um tempo, dançou) e depois pelo ótimo preço.

Para melhor visualizar, pensei:

- Uma caixa com 60 pilhas AAA comuns custa R$ 30,00, logo uma pilha custa R$ 0,50.
- Um pacote com 5 (promoção pague 4 leve 5) pilhas AAA alcalinas custa R$23,33 (Pão de Açúcar), logo uma pilha custa a bagatela de R$ 4,67.

Numa situação ideal, uma pilha alcalina pode chegar a durar até cinco vezes mais do que as pilhas comuns, portanto uma pilha alcalina seria equivalente a 5 pilhas comuns. Mas perceba que enquanto uma alcalina custa R$ 4,67, cinco pilhas comuns custam apenas R$ 2,50! Quase a metade do preço!

É certo que as alcalinas conduzem melhor a energia, geram um rendimento melhor/ maior e que possuem uma durabilidade maior quando armazenadas. Como eu não estoco pilhas e as utilizo, em casos de falta de luz, apenas em lanternas, rádios e controles (tenho no break então ainda tenho umas horinhas a mais de tv...), acho que as pilhas comuns se adequariam perfeitamente à situação.

Se por aqui vendesse eu compraria uma caixa dessas.

"Uma longa viagem começa com um único passo" (Provérbio Chinês)
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do VM3
30/06/2013, 04:37
Resposta: #32
Bem lembrado sobre os danos ao meio ambiente, mas creio que no contexto que estamos tratando, emergência, isso não deva ser levado em consideração pois, uma pilha só causa danos ao ambiente quando inserida indevidamente no mesmo, não tenho um estudo, mas acho que dificilmente uma pessoa utiliza 120 pilhas em toda sua vida, creio que não, pelo menos de forma direta, é muita pilha, e suponhamos que em uma situação estendida de emergência se precise utilizar todas as pilhas, 120 pilhas devem encher uma sacola, ou nem tanto, basta guardar e quando tiver a oportunidade e tudo passar, descarte no local correto, isso realmente não é um empecilho ao seu uso.

http://g1.globo.com/fantastico/quadros/i...risco.html

Lendo uma matéria do G1 sobre as pilhas piratas, são perigosas, vazam e duram muito menos do que o exigido, as alfacell que são brasileiras, foram aprovadas no quesito de durabilidade pois durou o tempo exigido, mas foram reprovadas pois tinham sobrecarga de uma substância nociva, bom, eu uso pilhas da alfacell justamente pela durabilidade, são realmente boas e mais baratas do que as panasonic, não tenho um comparativo com as duas mas em lanternas elas rendem muito, em controles nem se fala e elas não vazam com o tempo, mas além disso se tem no estudo alguns dados importantes, pilhas alcalinas tem que funcionar no mínimo 11 horas continuas em consumo mínimo, já pilhas comuns tem que funcionar pelo menos 4 horas continuas, arredondando então seriamem média 3 pilhas comuns para cada pilha alcalina, vendo o preço das alcalinas como vc disse, claramente fica muito mais viável utilizar pilhas comuns, somente em caso de câmeras fotográficas é que isso não é possível pois elas precisam de uma potência maior que só as recarregáveis e alcalinas podem oferecer, mas em todo o resto, controles, relógios, rádios, lanternas, são perfeitamente utilizáveis, não sei qual é a validade base pra esse tipo de material, mas se for coisa de 24 meses por exemplo, creio que compense o investimento, 60 reais gastamos em uma churrascaria ou de bobeira em um churrasco com os amigos, em contra parte, 60 reais investidos em 120 pilhas, podem oferecer meses de alimentação elétrica básica para os componentes citados, realmente esse é um investimento que tudo indica que vale a pena e com certeza irei fazer, abç.

30/06/2013, 09:35
Resposta: #33
Achei que já tinha comentado por aq, mas acho que esqueci. Lingua

Não conhecia esse sistema à dínamo Toscano. Excelente equipamento. Parabéns pelo vídeo e vlw por nos apresentar.

Eu sempre tive problemas com recarregar meus eletrônicos em campo, na verdade já deixei de fazer vídeos por não ter mais bateria nas câmeras. Com a Go-Pro não tive esse problema, pois posso usar a energia do carro para recarregá-la.

Abraço.

" Corrija um SÁBIO e o fará mais sábio. Corrija um tolo e o fará teu INIMIGO!"
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Dambrós
30/06/2013, 10:48
Resposta: #34
(30/06/2013 04:37)fry Escreveu:  Bem lembrado sobre os danos ao meio ambiente, mas creio que no contexto que estamos tratando, emergência, isso não deva ser levado em consideração pois, uma pilha só causa danos ao ambiente quando inserida indevidamente no mesmo, não tenho um estudo, mas acho que dificilmente uma pessoa utiliza 120 pilhas em toda sua vida, creio que não, pelo menos de forma direta, é muita pilha, e suponhamos que em uma situação estendida de emergência se precise utilizar todas as pilhas, 120 pilhas devem encher uma sacola, ou nem tanto, basta guardar e quando tiver a oportunidade e tudo passar, descarte no local correto, isso realmente não é um empecilho ao seu uso.

Lendo uma matéria do G1 sobre as pilhas piratas, são perigosas, vazam e duram muito menos do que o exigido, as alfacell que são brasileiras, foram aprovadas no quesito de durabilidade pois durou o tempo exigido, mas foram reprovadas pois tinham sobrecarga de uma substância nociva, bom, eu uso pilhas da alfacell justamente pela durabilidade, são realmente boas e mais baratas do que as panasonic, não tenho um comparativo com as duas mas em lanternas elas rendem muito, em controles nem se fala e elas não vazam com o tempo, mas além disso se tem no estudo alguns dados importantes, pilhas alcalinas tem que funcionar no mínimo 11 horas continuas em consumo mínimo, já pilhas comuns tem que funcionar pelo menos 4 horas continuas, arredondando então seriamem média 3 pilhas comuns para cada pilha alcalina, vendo o preço das alcalinas como vc disse, claramente fica muito mais viável utilizar pilhas comuns, somente em caso de câmeras fotográficas é que isso não é possível pois elas precisam de uma potência maior que só as recarregáveis e alcalinas podem oferecer, mas em todo o resto, controles, relógios, rádios, lanternas, são perfeitamente utilizáveis, não sei qual é a validade base pra esse tipo de material, mas se for coisa de 24 meses por exemplo, creio que compense o investimento, 60 reais gastamos em uma churrascaria ou de bobeira em um churrasco com os amigos, em contra parte, 60 reais investidos em 120 pilhas, podem oferecer meses de alimentação elétrica básica para os componentes citados, realmente esse é um investimento que tudo indica que vale a pena e com certeza irei fazer, abç.

Ae Fry.

Depois que eu conheci a DX, tive a oportunidade de adquirir alguns produtos e peças auxiliares para o meu sistema de fornecimento de energia tanto no mato como residencial, em caso dos futuros apagões que estão por vir, pois agora com o bolsa Casas Bahia, o consumo de energia vai aumentar consideravelmente.
Faço esse alerta pois o Operador Nacional do Sistema Elétrico está operando quase no limite.
Este sistema será objeto de um novo tópico, pois estou aguardando um fds com tempo bom para acampar e demonstrar o seu funcionamento.
Também faltam algumas peças da DX que estou aguardando para finalizar o equipamento.
Basicamente é composto por:

- 2 baterias de 12V/7aH
- 1 painel solar de 1.8w/12V
- 1 carregador 110/220V - 12V
- 2 luminárias de 14 leds cada - 1,75 watts
- saídas de alimentação: 12V - 5V (usb)

[Imagem: slc_01.jpg]
Inicialmente, eu estava utilizando duas lâmpadas de 18 leds/1.25w (redonda à direita), mas havia o problema com penetração de água nos soquetes.
Achei na DX as duas luminárias de carro, à prova d'água, comportando cada uma 14 leds/1.75watts.

[Imagem: slc_02.jpg]
Cada bateria dessas fornece energia para +80 horas ininterruptas para cada luminária led.

[Imagem: slc_03.jpg]
Comparação entre as luminárias, com suporte para fixação e cabos acoplados e a lâmpada de 18 leds que necessita de soquete, o qual fica exposto à intemperismos.

[Imagem: slc_04.jpg]
Outra coisa importante, no caso do sistema for ser utilizado no mato, é o controle de carga das baterias. Achei na DX esse display led que informa a carga das mesmas e um painel auxiliar de 6x8 leds.
Só estou precisando de uma chave comutável para a aferição das cargas.

[Imagem: slc_05.jpg]
Com esse sistema, posso alimentar o carregador de baterias NI-MH.
Vou adaptar um conversor de 12V para 5V - saída USB, o qual eu comprei na DX também.

[Imagem: slc_06.jpg]
Quanto à carga das baterias, posso utilizar este painel solar.
Na foto, pode-se verificar que o mesmo está fornecendo energia com apenas a luz de uma luminária fluorescente - veja o led azul à direita.
Mesmo com tempo nublado, este painel fornece energia para a carga das baterias de 12v e é à prova d'água.

Quando chegarem as últimas peças da DX, faço o post do sistema em pleno funcionamento.

Abração.
Noinha !

É melhor estar preparado para uma oportunidade e não ter nenhuma, do que ter uma oportunidade e não estar preparado.
Mundus plenus idiotarum est.
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do Noinha
07/07/2013, 04:58
Resposta: #35
Noinha, estou aguardando ansioso o tópico, como te disse por MP, quero começar a investir um pouco nessa área, essas baterias de alarme são baratas, aqui custa cerca de 38 reais cada, da pra montar até um kit com umas 4 baterias dessas, pelo que vi você acondicionou tudo dentro de uma maleta de ferramentas e o painel solar ficou na parte de cima ?

Outra coisa, você pensou em utilizar um dimmer 12v para controlar a intensidade da iluminação das luminárias podendo diminuir a iluminação quando não precisar da iluminação máxima assim economizando mais bateria ainda ? Existem alguns dimmers de 12v 8a com controle remoto, da pra tirar uma onda em, luminária survival com controle remoto hehe.

Outra coisa que achei bacana é esse inversor DC AC de 12v com entrada automotiva para saída 220v e com saída USB também, já está no carrinho, talvez lhe sirva.

Comprei dois carregadores de bateria AA e AAA via USB e comprei um conversor de 12V para 5V do USB, creio que com tempo da pra montar um sistema completo com todos os adaptadores e componentes que supram todos os imprevistos, quando der seguimento no projeto comento mais no tópico, t+.

(30/06/2013 10:48)Noinha Escreveu:  
(30/06/2013 04:37)fry Escreveu:  Bem lembrado sobre os danos ao meio ambiente, mas creio que no contexto que estamos tratando, emergência, isso não deva ser levado em consideração pois, uma pilha só causa danos ao ambiente quando inserida indevidamente no mesmo, não tenho um estudo, mas acho que dificilmente uma pessoa utiliza 120 pilhas em toda sua vida, creio que não, pelo menos de forma direta, é muita pilha, e suponhamos que em uma situação estendida de emergência se precise utilizar todas as pilhas, 120 pilhas devem encher uma sacola, ou nem tanto, basta guardar e quando tiver a oportunidade e tudo passar, descarte no local correto, isso realmente não é um empecilho ao seu uso.

Ae Fry.

Depois que eu conheci a DX, tive a oportunidade de adquirir alguns produtos e peças auxiliares para o meu sistema de fornecimento de energia tanto no mato como residencial, em caso dos futuros apagões que estão por vir, pois agora com o bolsa Casas Bahia, o consumo de energia vai aumentar consideravelmente.
Faço esse alerta pois o Operador Nacional do Sistema Elétrico está operando quase no limite.
Este sistema será objeto de um novo tópico, pois estou aguardando um fds com tempo bom para acampar e demonstrar o seu funcionamento.
Também faltam algumas peças da DX que estou aguardando para finalizar o equipamento.
Basicamente é composto por:

- 2 baterias de 12V/7aH
- 1 painel solar de 1.8w/12V
- 1 carregador 110/220V - 12V
- 2 luminárias de 14 leds cada - 1,75 watts
- saídas de alimentação: 12V - 5V (usb)

[Imagem: slc_01.jpg]
Inicialmente, eu estava utilizando duas lâmpadas de 18 leds/1.25w (redonda à direita), mas havia o problema com penetração de água nos soquetes.
Achei na DX as duas luminárias de carro, à prova d'água, comportando cada uma 14 leds/1.75watts.

[Imagem: slc_02.jpg]
Cada bateria dessas fornece energia para +80 horas ininterruptas para cada luminária led.

[Imagem: slc_03.jpg]
Comparação entre as luminárias, com suporte para fixação e cabos acoplados e a lâmpada de 18 leds que necessita de soquete, o qual fica exposto à intemperismos.

[Imagem: slc_04.jpg]
Outra coisa importante, no caso do sistema for ser utilizado no mato, é o controle de carga das baterias. Achei na DX esse display led que informa a carga das mesmas e um painel auxiliar de 6x8 leds.
Só estou precisando de uma chave comutável para a aferição das cargas.

[Imagem: slc_05.jpg]
Com esse sistema, posso alimentar o carregador de baterias NI-MH.
Vou adaptar um conversor de 12V para 5V - saída USB, o qual eu comprei na DX também.

[Imagem: slc_06.jpg]
Quanto à carga das baterias, posso utilizar este painel solar.
Na foto, pode-se verificar que o mesmo está fornecendo energia com apenas a luz de uma luminária fluorescente - veja o led azul à direita.
Mesmo com tempo nublado, este painel fornece energia para a carga das baterias de 12v e é à prova d'água.

Quando chegarem as últimas peças da DX, faço o post do sistema em pleno funcionamento.

Abração.
Noinha !

Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Meus Equipamentos de Sobrevivência - Indo Acampar Wagner07 38 603 23/07/2014 18:31
Última Resposta: Wagner07
  Fotos de seus 5 principais equipamentos ou ferramentas. jadson 39 2.815 23/07/2014 10:42
Última Resposta: carlos_emafil
  Melhores Sites para Equipamentos ? VictorCS 143 10.292 23/07/2014 10:28
Última Resposta: Thaddeu
  Marmitas, suporte de arame e recipientes de plástico para cozinhar no mato CR2011VSF 38 1.052 07/07/2014 22:29
Última Resposta: Colognese
  Cartucho de gás, da para recarregar?... Mr pampa 29 2.142 20/06/2014 10:26
Última Resposta: Cliceu
  Energia Livre - Usando Magnetismo Fernando Percio 10 393 17/06/2014 23:20
Última Resposta: Licht
  Alguns equipamentos Kide 27 934 16/05/2014 22:29
Última Resposta: CR2011VSF
  Adaptações e modificações nos equipamentos. Rodolpho Menegueti Teixeira 33 1.163 08/05/2014 14:41
Última Resposta: mvprocha7
  Ferramentas e outros equipamentos multifunção Toscano 98 6.990 27/01/2014 00:27
Última Resposta: romulors
  Meus equipamentos - Portador de nanismo theplaymobilsurvivor 91 5.558 13/01/2014 17:27
Última Resposta: badamro

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes
Expand chat