Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .
Bushcraft Brasil - Bushcraft, Sobrevivência e Aventura !
Aroeira - Bugre - Versão para Impressão

+- Bushcraft Brasil - Bushcraft, Sobrevivência e Aventura ! (http://www.bushcraftbr.com.br/forum)
+-- Fórum: Bushcraft geral, Equipamentos e Sobrevivência (/forumdisplay.php?fid=8)
+--- Fórum: Fauna e Flora Brasileira (/forumdisplay.php?fid=29)
+--- Tópico: Aroeira - Bugre (/showthread.php?tid=2214)

Aroeira - Bugre - João Pedro Kaspary - 10/03/2013 20:08

E ai pessoal, essa semana peguei um alergia de pele, pela segunda vez já, e não sabia do que era, só que vinha do mato, pois as duas vezes foi logo após fazer a mesma trilha, hoje conversando com a vó de um amigo meu, descobri de onde vinha a alergia, a causadora deste problema é a aroeira ou bugre o nome popular utilizado aqui. Segue alguns dados sobre esta planta, e se alguém conhecer esta planta, e souber algum tratamento, gostaria que comentasse e desse alguma dica...

Nome popular: pau-de-bugre, coração-de-bugre, aroeirinha preta, aroeira-do-mato, aroeira-brava.

Nome científico: Lithraea brasiliens March

Parte tóxica: toda a planta

O que provoca: o contato ou mesmo, em alguns casos, a proximidade causa reação dérmica local (bolhas, vermelhidão e coceira), que pode persistir por vários dias. A ingestão pode provocar manifestações gastrointestinais.
Fonte:http://www.unimed.coop.br/pct/index.jsp?cd_canal=49146&cd_secao=-1&cd_materia=36827

DESCRIÇÃO DA ESPÉCIE

Árvore perenifólia heliófita, secundária inicial. Sua altura atinge até 25 m e seu diâmetro 45 cm.

Folhas: Simples e subcoriáceas a coriáceas.

Flores: Branco-esverdeadas.

Fruto: Drupa ovóide.

Floração: Setembro/Outubro.

Frutificação: Novembro/Fevereiro.

Ocorrência: Floresta Ombrófila Mista, de Minas Gerais ao Rio Grande do Sul.

Paisagístico: Espécie ornamental pouco usada no paisagismo devido a alergia que causa certas pessoas.

Apícola: As flores do bugreiro são melíferas.

Utilização: Postes, moirões, lenha e carvão.

Bibliografia consultada

Fonte: http://sites.unicentro.br/wp/manejoflorestal/7961-2/#comment-6458
(Neste site contem algumas fotos também.

Encontrei também uma dica para alergias, que não tenho total certeza, a dica é sobre a cebola, diz sobre cortar ela pelo meio e aplicar diretamente sobre a alergia, ou picada de inseto...
Fonte: http://www.criasaude.com.br/N4600/fitoterapia/cebola.html

RE: Aroira - Bugre - Pumba - 10/03/2013 20:22

Encontrei também uma dica para alergias, que não tenho total certeza, a dica é sobre a cebola, diz sobre cortar ela pelo meio e aplicar diretamente sobre a alergia, ou picada de inseto...
[/quote]

e isso ai, a cebola tem muitos beneficios para a saude. Moro em Ituporanga, capital nacional da cebola. Vamos comer cebola....

RE: Aroira - Bugre - Dambrós - 10/03/2013 21:02

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Desculpe as risadas João, mas lembrei de minha infância metida no meio do mato com meus grandes mestres e mentores, onde um dia de mato, vim com uma "madeira boa pra fogueira", (kkkkkkkk) abraçado em um tronco enorme de bugreiro, arrastando meia árvore junto por uns 200 mts. kkkkkkkk Vc sabe muito bem o resultado disso.

Aprendi do pior jeito, assim como vc.

Procurei muito por essa espécie aq no paraná, mas nessa região não encontrei.

Bom, como vc postou a fonte, vou postar as fotos pro pessoal se orientar melhor:

[Imagem: f1ih47.jpg]
[Imagem: 2woewi8.jpg]
[Imagem: 6i721d.jpg]
[Imagem: 34fgz88.jpg]

Vlw pela postagem e pelas belas lembranças que me trouxe.

Abraço.

RE: Aroira - Bugre - João Pedro Kaspary - 10/03/2013 21:20

(10/03/2013 20:22)Pumba Escreveu:  Encontrei também uma dica para alergias, que não tenho total certeza, a dica é sobre a cebola, diz sobre cortar ela pelo meio e aplicar diretamente sobre a alergia, ou picada de inseto...

e isso ai, a cebola tem muitos beneficios para a saude. Moro em Ituporanga, capital nacional da cebola. Vamos comer cebola....
[/quote]

Valew pela confirmação Pumba.
Abss

RE: Aroira - Bugre - João Pedro Kaspary - 10/03/2013 21:29

(10/03/2013 21:02)Dambrós Escreveu:  kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Desculpe as risadas João, mas lembrei de minha infância metida no meio do mato com meus grandes mestres e mentores, onde um dia de mato, vim com uma "madeira boa pra fogueira", (kkkkkkkk) abraçado em um tronco enorme de bugreiro. kkkkkkkk Vc sabe muito bem o resultado disso.

Aprendi do pior jeito, assim como vc.

Procurei muito por essa espécie aq no paraná, mas nessa região não encontrei.

Bom, como vc postou a fonte, vou postar as fotos pro pessoal se orientar melhor:

[Imagem: f1ih47.jpg]
[Imagem: 2woewi8.jpg]
[Imagem: 6i721d.jpg]
[Imagem: 34fgz88.jpg]

Vlw pela postagem e pelas belas lembranças que me trouxe.

Abraço.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, eu fiquei todo vermelho de alergia por ter só encostado nela, imagino vc que se abraçou nela! vlw por partilhar a experiencia...
absss

RE: Aroeira - Bugre - gear queiroz - 11/03/2013 00:02

ainda bem que vc não usou ela como papel higienico,brincadeira.esses dias eu estava em uma trilha só que não foi com aroeira,acbei trombando em uma ortiga,pensa que trem alergico,uma semana pra parar de coçar.

RE: Aroeira - Bugre - Red - 11/03/2013 00:17

Desde pequeno ouço a lenda que quando entrar no mato de dia tem que dizer bem alto "BOA NOITE BUGRE" e se entrar de noite tem que dizer "BOM DIA BUGRE", assim a alergia do bugre supostamente não irá atacar voce. Sorrisão
É uma alergia muito comum por aqui, mas ela passa em poucos dias.

RE: Aroeira - Bugre - João Pedro Kaspary - 11/03/2013 00:28

(11/03/2013 00:17)Red Escreveu:  Desde pequeno ouço a lenda que quando entrar no mato de dia tem que dizer bem alto "BOA NOITE BUGRE" e se entrar de noite tem que dizer "BOM DIA BUGRE", assim a alergia do bugre supostamente não irá atacar voce. Sorrisão
É uma alergia muito comum por aqui, mas ela passa em poucos dias.

Vo começa a gritar isso ai pra ver o resultado, kkkkkk

RE: Aroeira - Bugre - João Pedro Kaspary - 11/03/2013 00:31

(11/03/2013 00:02)gear queiroz Escreveu:  ainda bem que vc não usou ela como papel higienico,brincadeira.esses dias eu estava em uma trilha só que não foi com aroeira,acbei trombando em uma ortiga,pensa que trem alergico,uma semana pra parar de coçar.

puts, a ortiga é uma praga, uma vez andando por um banhado escorreguei e por não conhecer a arvore da urtiga me agarrei nela pra não cai, dez de então passo longe delas, mas é isso ai vivendo e aprendendo, a mais nova na minha lista é o bugre...

RE: Aroeira - Bugre - Noinha - 13/03/2013 18:11

Minha irmã tem alergia por aroeira. Cara, da próxima vez que ela ter a alergia, vou tirar umas fotos e postar aqui.
O negócio é feio...bolhas imensas.
Noinha !

RE: Aroeira - Bugre - João Pedro Kaspary - 13/03/2013 18:19

(13/03/2013 18:11)Noinha Escreveu:  Minha irmã tem alergia por aroeira. Cara, da próxima vez que ela ter a alergia, vou tirar umas fotos e postar aqui.
O negócio é feio...bolhas imensas.
Noinha !

Pra mim só da umas irritações em algumas partes do corpo, e mxm assim encomoda muuuito...

RE: Aroeira - Bugre - Rafael Miranda - 13/03/2013 18:31

Se nao me engano a arueira é uma madeira que tem a densidade altissima,costumam usar para fazer vigas de madeira para construçao

RE: Aroeira - Bugre - João Pedro Kaspary - 13/03/2013 23:30

(13/03/2013 18:31)Rafael Miranda Escreveu:  Se nao me engano a arueira é uma madeira que tem a densidade altissima,costumam usar para fazer vigas de madeira para construçao

Pode ser, pois ela é muito resistente, e boa para fogo também...

RE: Aroeira - Bugre - velhomirs - 10/11/2013 15:47

Pois fui vítima da maledeta na última semana...começou um vermelhão no cotovelo,que depois foi ficando quente, levantou bolhas e resultado...

[Imagem: 1zd51yq.jpg]

[Imagem: 2n3pdi.jpg]

Na sexta fui ao médico, estava bem preocupado, achei que fosse picada de algum inseto, mas...é uma reação alergênica mesmo. Me lembro de ter visto aroeira nas proximidades do acampamento mas não dei bola por que nunca havia desenvolvido essas reações antes.
Pelo que me disseram nem toda aroeira é alergênica, meu pai chama de aroeira-brava e aroeira-mansa.

Bueno, espero estar novo em folha pro próximo final de semana, tem feriado e me largo mato a dentro mais uma vez, mas dessa vez com mais cuidado com as aroeiras.
Abraço.

RE: Aroeira - Bugre - bLaGdEn - 10/11/2013 19:48

Boa noite. Não conhecia essa particularidade da aroeira. Aqui no Tocantins é abundante e bem valorizada. É uma madeira muito bonita, de cor avermelhada e extremamente resistente. Dizem que nem cupim se atreve a comer! rsrsrs
Uma vez fui tentar bater um prego para colocar uma dobradiça de porteira e foram 4 pregos quebrados. Tive que furar com furadeira e parafusar.

RE: Aroeira - Bugre - Helio Cabral Jr - 10/11/2013 20:24

Aqui na minha região a aroeira é uma praga! Mas a ocorrência aqui é a chamada aroeira-pimenteira ou aroeira-mansa ( Schinus terebinthifolius ).

É o vulgo "pau de dar em doido", madeira densa e bem dura e que na minha região virou praga, pois por ser pouco exigente em termos de solo e ter efeito alelopático domina e suprime qualquer outra vegetação; até o colonião que é extremamente colonizador e invasivo não consegue se estabelecer em áreas já dominadas pela aroeira.

Ah, e ela não tem este efeito alergênico drástico e suas "pimentas" são muito boas para tempero pois mais aromatizam mais do que conferem picância propriamente dita.

Oh danada de árvore para ser resistente à queimadas!!!

Abraço

RE: Aroeira - Bugre - velhomirs - 10/11/2013 22:09

(10/11/2013 19:48)bLaGdEn Escreveu:  Boa noite. Não conhecia essa particularidade da aroeira. Aqui no Tocantins é abundante e bem valorizada. É uma madeira muito bonita, de cor avermelhada e extremamente resistente. Dizem que nem cupim se atreve a comer! rsrsrs
Uma vez fui tentar bater um prego para colocar uma dobradiça de porteira e foram 4 pregos quebrados. Tive que furar com furadeira e parafusar.

Pois é...eu achei bastante estranho mesmo que eu tivesse desenvolvido a alergia. Eu já havia tido contato com a aroeira e sem maiores problemas. Na dúvida, se eu for enfiar um parafuso na aroeira como o amigo fez, vou vestir uma roupa de astronauta hehehe
Abraço irmão.

RE: Aroeira - Bugre - velhomirs - 10/11/2013 22:12

(10/11/2013 20:24)Helio Cabral Jr Escreveu:  Aqui na minha região a aroeira é uma praga! Mas a ocorrência aqui é a chamada aroeira-pimenteira ou aroeira-mansa ( Schinus terebinthifolius ).

É o vulgo "pau de dar em doido", madeira densa e bem dura e que na minha região virou praga, pois por ser pouco exigente em termos de solo e ter efeito alelopático domina e suprime qualquer outra vegetação; até o colonião que é extremamente colonizador e invasivo não consegue se estabelecer em áreas já dominadas pela aroeira.

Ah, e ela não tem este efeito alergênico drástico e suas "pimentas" são muito boas para tempero pois mais aromatizam mais do que conferem picância propriamente dita.

Oh danada de árvore para ser resistente à queimadas!!!

Abraço

Então tem mesmo mais de uma espécie? Bueno...pimenta que não arde e tem aroma é uma boa pedida...tem foto dessa aroeira que serve de tempero?
Abraço irmão.

RE: Aroeira - Bugre - Helio Cabral Jr - 10/11/2013 22:33

Schinus terebinthifolius:

[Imagem: 2nukfh2.jpg]

Abraço

RE: Aroeira - Bugre - velhomirs - 10/11/2013 22:38

Entonces...são identicas, ou eu não sou bom com plantas mesmo.
Obrigado Hélio, vou mandar criar uns cartazes de " Mantenha a distância" pra pendurar nas arueiras próximas por via das dúvidas.
Abraço irmão.

RE: Aroeira - Bugre - ricardo bk zero - 10/11/2013 23:30

(10/11/2013 22:33)Helio Cabral Jr Escreveu:  Schinus terebinthifolius:

[Imagem: 2nukfh2.jpg]

Abraço

Schinus terebinthifolius e um tipo de aroeira que produz uma resina bem inflamável excelente em uma emergência . ajuda bem no fogo . a tradução do mone cientifico e terebentina .

RE: Aroeira - Bugre - Norton - 11/11/2013 00:07

[/quote]
Graças à Deus eu não tenho alergia à Aroeira, mas eu uso a resina daquela que dá frutinhas vermelhas, a resina dela é ótima para usar em fogueiras, é bem inflamável.
Abração!!!

RE: Aroeira - Bugre - velhomirs - 11/11/2013 06:50

(11/11/2013 00:07)Norton Escreveu:  Graças à Deus eu não tenho alergia à Aroeira, mas eu uso a resina daquela que dá frutinhas vermelhas, a resina dela é ótima para usar em fogueiras, é bem inflamável.
Abração!!!

Tu extrai essa resina como se faz com a do pinheiro ou tu usa pedaços do caule mesmo Norton?

RE: Aroeira - Bugre - Rodolpho Menegueti Teixeira - 11/11/2013 07:00

Tópico muito bom, é sempre muito bom saber sobre a nossa flora...existem diversas plantas que podem causar reações alérgicas.
Obrigado por compartilhar

RE: Aroeira - Bugre - Norton - 11/11/2013 08:04

(11/11/2013 06:50)velhomirs Escreveu:  
(11/11/2013 00:07)Norton Escreveu:  Graças à Deus eu não tenho alergia à Aroeira, mas eu uso a resina daquela que dá frutinhas vermelhas, a resina dela é ótima para usar em fogueiras, é bem inflamável.
Abração!!!

Tu extrai essa resina como se faz com a do pinheiro ou tu usa pedaços do caule mesmo Norton?
Na Aroeira que dá as sementinhas vermelhas, a resina se cria no caule e nos galhos, não precisa nem ferir o caule para ela soltar a resina, ela cria por si só, em forma de gotas, vão se juntado, escorrem um pouco e se solidificam. Eu fiz um teste, coletei mais ou menos uma colher de sopa de resina e ficou 11 minutos queimando, achei formidável pela pouca quantidade que colhi, só tem que cuidar a roupa e as mão, tem que coletar com um pedaço de madeira, pois ela gruda bastante nas mãos, é bem difícil de tirar, mas é uma pela isca para fogo.
Abraço!!

RE: Aroira - Bugre - Norton - 11/11/2013 09:15

(10/03/2013 21:20)João Pedro Kaspary Escreveu:  
(10/03/2013 20:22)Pumba Escreveu:  Encontrei também uma dica para alergias, que não tenho total certeza, a dica é sobre a cebola, diz sobre cortar ela pelo meio e aplicar diretamente sobre a alergia, ou picada de inseto...

Abss
[/quote]
Interessante as informações João Pedro, valeu por compartilhar conosco.
Abraço!!!!

RE: Aroeira - Bugre - bLaGdEn - 11/11/2013 10:22

kkkkkkkk! Mano, com uma alergia dessa nem com aqueles braços robóticos do foguete! rsrsrsr! Abraço!

RE: Aroeira - Bugre - velhomirs - 11/11/2013 11:59

Pois é irmão...coça pra caramba, ergue bolha, dissemina pelo braço todo...eu tinha um ralado no cotovelo e acho que foi por alí que o agente alergênico entrou no meu organismo.
Mas o tratamento finalmente ta dando resultado, depois de 5 dias de feridas feias e "bolhudas" , já não tem mais a formação de secreções, secou tudo, e a pele ta descamando. Logo a pele necrosada vai embora e eu vou pro mato de novo hehehehe
Por que não ta morto quem peleia!

[Imagem: acrhvp.jpg]

Na próxima ida a campo, vou levar mais a sério a segurança quanto a enfaixar cortes e desinfetar ferimentos...fica a lição pra mim depois de uma semana de sofrimento, querendo coçar até a alma, e de uns bons 120,00R$ em antibióticos, pomadas e consultas.

Abraço irmão.

RE: Aroeira - Bugre - João Pedro Kaspary - 13/11/2013 20:09

(11/11/2013 11:59)velhomirs Escreveu:  Pois é irmão...coça pra caramba, ergue bolha, dissemina pelo braço todo...eu tinha um ralado no cotovelo e acho que foi por alí que o agente alergênico entrou no meu organismo.
Mas o tratamento finalmente ta dando resultado, depois de 5 dias de feridas feias e "bolhudas" , já não tem mais a formação de secreções, secou tudo, e a pele ta descamando. Logo a pele necrosada vai embora e eu vou pro mato de novo hehehehe
Por que não ta morto quem peleia!

[Imagem: acrhvp.jpg]

Na próxima ida a campo, vou levar mais a sério a segurança quanto a enfaixar cortes e desinfetar ferimentos...fica a lição pra mim depois de uma semana de sofrimento, querendo coçar até a alma, e de uns bons 120,00R$ em antibióticos, pomadas e consultas.

Abraço irmão.

heuheuh... vivendo e aprendendo!! o jeito é tirar o melhor das situações!!

RE: Aroeira - Bugre - João Pedro Kaspary - 13/11/2013 20:10

(11/11/2013 07:00)Rodolpho Menegueti Teixeira Escreveu:  Tópico muito bom, é sempre muito bom saber sobre a nossa flora...existem diversas plantas que podem causar reações alérgicas.
Obrigado por compartilhar

Valew irmão!! Abs!!

RE: Aroeira - Bugre - João Pedro Kaspary - 13/11/2013 20:15

(10/11/2013 15:47)velhomirs Escreveu:  Pois fui vítima da maledeta na última semana...começou um vermelhão no cotovelo,que depois foi ficando quente, levantou bolhas e resultado...

Na sexta fui ao médico, estava bem preocupado, achei que fosse picada de algum inseto, mas...é uma reação alergênica mesmo. Me lembro de ter visto aroeira nas proximidades do acampamento mas não dei bola por que nunca havia desenvolvido essas reações antes.
Pelo que me disseram nem toda aroeira é alergênica, meu pai chama de aroeira-brava e aroeira-mansa.

Bueno, espero estar novo em folha pro próximo final de semana, tem feriado e me largo mato a dentro mais uma vez, mas dessa vez com mais cuidado com as aroeiras.
Abraço.

É "velhomirs"!!

A primeira vez que me deu alergia me encheu o corpo inteiro, e meu rosto ficou todo inchado, e a ultima vez foi mais de leve e apenas coçou, n chegou a ficar vermelho!!
Mas a coceira é insuportável!!

RE: Aroira - Bugre - João Pedro Kaspary - 13/11/2013 20:22

(11/11/2013 09:15)Norton Escreveu:  
(10/03/2013 21:20)João Pedro Kaspary Escreveu:  

Abss
Interessante as informações João Pedro, valeu por compartilhar conosco.
Abraço!!!!
[/quote]

Vlw! abss!

RE: Aroeira - Bugre - SSCHERER - 14/11/2013 10:44

Aroeira é endemica em restingas, mata atlantica e cerrados, pare até praga, mas não sou alérgico....., é o famoso pau de dar em doido.SorrisãoSorrisão

Abrs